Atenção! Entenda as novas implicações de estar endividado
Atenção! Hoje nós vamos passar algumas informações para que você entenda as novas implicações de estar endividado.
Pensando nisso, nós separamos algumas informações sobre as novas implicações de estar endividado e como sair das dívidas mais rapidamente. Assim, você pode esclarecer algumas dessas dúvidas e obter informações sobre quais os direitos e deveres das pessoas que estão endividadas.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final para obter todos os conhecimentos necessários sobre as novas implicações de estar endividado.
O FGTS e o Abono Salarial podem ser bloqueados quando está endividado?
Segundo um estudo feito pela Serasa, juntamente com outros órgãos de proteção ao crédito, no Brasil mais de 70 milhões de pessoas estão com o CPF restrito, isto significa que todas essas pessoas possuem dividas ou estão inadimplentes.
Muitos indivíduos acham que seus direitos trabalhistas, como o Abono Salarial e o FGTS podem ser bloqueados por estarem nessa situação.
O Abono Salarial e o FGTS podem ser bloqueados, visto que estes são direitos trabalhistas de todas as pessoas que exercem suas funções com registro na carteira.
Vale lembrar que inadimplência e endividamento não são a mesma coisa, visto que inadimplência é o não pagamento de uma dívida, e o endividamento é quando a pessoa assume um pagamento futuro, isto é, quando se faz uma compra parcelada ou usa o cartão de crédito.
Quais são as novas implicações de estar endividado?
Estar endividado – Reprodução Adobe Stock
As novas implicações de estar endividados consistem em perda de patrimônio, pois as taxas de juros das compras parceladas costumam ser bem altas.
Além disso, a inclusão do CPF nos cadastros de restrição de crédito, como a Serasa ou o SCPC, piora na qualidade de vida, uma vez que as preocupações atrapalham. Afinal, elas acabam causando estresse, ansiedade e até depressão, dificuldade para realizar sonhos e desejos. Estes, por sua vez, que necessitam de um bom planejamento financeiro, entre outras coisas.
Além disso, se você estiver inadimplente, isto é, não pagar as dívidas conforme o combinado no contrato, pode ter de enfrentar processos judiciais. Pois, as empresas e instituições financeiras podem abrir e isso pode resultar em um aumento significativo da dívida e a restrição de documentos e créditos.
Como sair do endividamento e da inadimplência?
Para sair da situação de endividamento é necessário ter em mente que você terá de passar por um período de restrições financeiras.
Já para quem está em situação de inadimplência, precisa buscar formas de negociar as dívidas junto aos credores, o acordo é possível.
Durante esse processo, tente não fazer outras dívidas, e não atrase nenhuma parcela. Pois assim você não precisa pagar juros nem corra o risco de voltar a ficar inadimplente.
Desse modo, você consegue manter uma vida financeiramente saudável, além de garantir a manutenção de direitos adquiridos com seu dinheiro como a própria CNH, por exemplo.
Agora que você já sabe quais são as novas implicações de estar endividado e como sair dessa situação, não fique parado. Pois é só seguir nossas dicas para ter uma vida financeira saudável novamente.
O post Atenção! Entenda as novas implicações de estar endividado apareceu primeiro em Brasil123.