Golpe com MEI: atenção para não se tornar vítima
Nem mesmo a classe dos Microempreendedores Individuais (MEI) estão escapando dos golpes praticados no mercado, agora eles possuem um motivo a mais para ficarem atentos. Uma nova fraude direcionada a essa classe tem feito inúmeras vítimas e a cobrança de taxas falsas e fraudulentas, enviadas por e-mail, tornou-se comum.
O avanço da tecnologia nos últimos anos, além de ter trazido facilidades e economizando tempo da população, tem feito também que novos golpes possam ser praticados, principalmente pela facilidade das ferramentas utilizadas.
Nesse sentido, no caso do MEI, os cibercriminosos utilizam algumas estratégias para fazer com que o MEI perca a maior parte de sua renda.
Como funciona o golpe praticado com o MEI?
O esquema fraudulento opera da seguinte maneira: o criminoso busca os dados do MEI no cadastro da Receita Federal ou em endereços eletrônicos vendidos na Dark Web (sites que não são indexados).
Em seguida, os criminosos enviam e-mails solicitando o pagamento de taxas falsas. Geralmente, os golpistas buscam por novos empreendimentos, já que muitos não entendem como funciona a tributação na categoria MEI.
Em algumas situações, os cibercriminosos cobram por serviços e taxas que não são reais, enviando boletos falsificados. Assim, eles argumentam que, se o empreendedor não efetuar a transação, poderá ser multado ou ter que pagar outras taxas relacionadas ao CNPJ cadastrado.
Independentemente da situação, é importante que o MEI saiba como são feitas as cobranças na categoria. É importante ressaltar que a Receita Federal nunca entra em contato com os microempreendedores por e-mail ou mensagens de texto.
Conheça os impostos que são atrelados aos microempreendedores
É de extrema importância que o MEI passe a desconfiar de qualquer mensagem recebida em seu e-mail.
Dessa forma, antes de pagar qualquer taxa ou serviço, é importante verificar se eles são aplicáveis à categoria MEI. Veja a seguir alguns impostos que o MEI é isento, para não cair em fraudes:
Imposto de Renda;
PIS;
Cofins;
IPI;
CSLL.
O único imposto que o MEI é obrigado a pagar é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que deve ser pago mensalmente pelo empreendedor. Portanto, se o boleto incluir qualquer outro imposto, é importante ficar atento e desconfiar.
Dicas para o MEI evitar golpes
Muitos ainda não sabem do novo golpe aplicado a classe MEI, por isso separamos algumas dicas para evitar cair nos golpes praticados:
Desconfie de mensagens de e-mail ou texto não solicitadas;
Verifique se a mensagem é autêntica antes de clicar em links ou fazer pagamentos;
Não compartilhe informações pessoais ou financeiras com desconhecidos ou sites não confiáveis;
Certifique-se de que o site é seguro, procurando o cadeado na barra de endereço ou o prefixo HTTPS;
Pesquise a empresa ou serviço em questão para garantir que seja legítimo;
Use senhas fortes e diferentes para cada cadastro;
Atualize regularmente o software antivírus e o sistema operacional de seu computador;
Fique atento a erros ortográficos ou de gramática em mensagens, o que pode indicar uma tentativa de golpe;
Não faça pagamentos adiantados por serviços ou produtos não recebidos;
Confie em seu instinto e não hesite em recusar qualquer oferta suspeita.
O post Golpe com MEI: atenção para não se tornar vítima apareceu primeiro em Brasil123.