INSS libera nova rodada de benefícios nesta sexta-feira, 3
Nesta sexta-feira (3), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza a liberação de mais uma rodada de benefícios para aposentados e pensionistas. Hoje é a vez dos cidadãos que ganham um salário mínimo e possuem a numeração do cartão final 8. Podem receber também aqueles que ganham mais de um salário mínimo e têm o cartão finais 3 ou 8.
Vale sempre lembrar que o cidadão precisa considerar o final do número do seu benefício (NB) para saber exatamente quando vai poder receber o dinheiro. Esta numeração conta com 10 algarismos, e o indivíduo precisa considerar sempre aquele que vem antes do dígito para saber quando é que a quantia será oficialmente depositado em sua conta.
Os benefícios liberados variam a depender de cada cidadão. Hoje, há previsão de pagamentos de aposentadorias, pensões e outras liberações como o auxílio-doença e o auxílio-reclusão, por exemplo. Estima-se que ao todo cerca de 36 milhões de pessoas recebam algum benefício do INSS, considerando os números atuais.
Calendários
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos para quem recebe um salário mínimo.
Final 1: Recebe dia 17 de fevereiro (sexta-feira);
Final 2: Recebe dia 23 de fevereiro (quinta-feira);
Final 3: Recebe dia 24 de fevereiro (sexta-feira);
Final 4: Recebe dia 27 de fevereiro (segunda-feira);
Final 5: Recebe dia 28 de fevereiro (terça-feira);
Final 6: Recebe dia 1º de março (quarta-feira);
Final 7: Recebe dia 2 de março (quinta-feira);
Final 8: Recebe dia 3 de março (sexta-feira);
Final 9: Recebe dia 6 de março (segunda-feira);
Final 0: Recebe dia 7 de março (terça-feira).
Agora, confira o calendário de pagamentos para quem recebe mais de um salário mínimo.
Final 1 e 6: Recebe dia 1º de março (quarta-feira);
Final 2 e 7: Recebe dia 2 de março (quinta-feira);
Final 3 e 8: Recebe dia 3 de março (sexta-feira);
Final 4 e 9: Recebe dia 6 de março (segunda-feira);
Final 5 e 0: Recebe dia 7 de março (terça-feira).
Consultando os valores
Qualquer segurado do INSS pode consultar os valores disponíveis em sua conta sem precisar sair de casa. Para tanto, basta acessar o site oficial ou mesmo o app do Meu INSS. No sistema, basta clicar na opção de Extrato de Pagamento. Também é possível realizar a verificação ligando para o número 135.
É importante se certificar de entrar em contato com o INSS apenas por estes canais oficiais. A Polícia Federal (PF) alerta que é justamente no período de pagamentos que quadrilhas se movimentam para tentar roubar dados de inocentes.
Uma dica é não clicar em links enviados por terceiros em redes sociais, mesmo que estes links prometam resolver problemas relativos ao INSS. Em caso de dúvidas, é importante não entregar nenhum tipo de dado pessoal para pessoas que pedem tais informações.
Fila de espera do INSS
Em entrevista nesta semana, o Ministro da Previdência, Carlos Lupi disse que não é possível cravar quando a fila de espera para benefícios previdenciários do INSS vai chegar ao fim. Ele disse apenas que vai seguir trabalhando para resolver o problema o mais rapidamente possível.
“Não consigo achar aceitável que a fila vá acabar até o final deste ano. Fila não se resolve do dia para noite (…). Meu prazo é de racionalidade e razoabilidade”, afirmou o Ministro quando perguntado sobre a meta que o Governo Federal tem para acabar com a lista de espera de cidadãos que precisam de ajuda.
Na entrevista, Lupi disse que há uma dificuldade neste sentido, sobretudo em cidades do interior, e disse que aposta em mutirões para resolver a situação. “O maior gargalo é na perícia, principalmente no Nordeste. Há lugares que ficam a 300 km de distância de uma agência. É nisso que o mutirão vai funcionar”, disse o Ministro.