Renegocie suas dívidas a partir deste mês; veja como
Endividados de todo o país poderão quitar suas dívidas a partir desta quarta-feira (1º). A data dar início ao mutirão de renegociação de pendências financeiras, que será encerrado no dia 31 de março. Desse modo, os inadimplentes poderão renegociar dívidas de cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado.
Como negociar a dívida?
A primeira coisa a se fazer é entrar em contato com o banco ou financeira em que tem a dívida. Depois, é necessário informar qual pendência deseja quitar e conferir quais são as condições ofertadas. Em caso de acordo, é preciso assinar em negociação.
Todavia, caso não haja um consenso, o ideal é fazer uma contraproposta até chegar em um acordo com a instituição. Por fim, outro caminho para quitar as dívidas é realizar o procedimento diretamente no portal Consumidor.gov.br.
Como consultar dívidas?
O Banco Central (BC) disponibiliza uma plataforma para consultas chamada Registrato. Por meio dela, o cidadão consegue verificar empréstimos e financiamentos em seu nome, além de informações sobre investimentos e chaves Pix. Todos os dados são sigilosos e só podem ser acessados pela própria pessoa.
Como saber se estou negativado?
São três as entidades principais que cadastram os consumidores que estão com o nome sujo, sendo a Serasa, Boa Vista SCPC e o SPC Brasil. Cada uma delas possui informações de determinadas empresas, neste sentido, a consulta deve ser realizada em todos os canais disponíveis.
Serasa:
Pelo site da Serasa;
Pelo aplicativo, disponível para Android e iOS.
Por telefone, pelo número 0800 591 1222.
Boa Vista SCPC:
Pelo site do Boa Vista SCPC;
Pelo aplicativo, disponível para Android e iOS.
SPC Brasil:
Pelo site do SPC Brasil;
Pelo aplicativo, disponível para Android e iOS.
Quais são as consequências de estar negativado?
Como mencionado, estar negativado pode trazer alguns transtornos ao cidadão. Confira:
Impedimento na contratação de financiamentos e créditos bancários;
Dificuldade em acessar empréstimos;
Redução do score de crédito;
Inviabilidade de fazer compras no crediário;
Impossibilidade de emitir talões de cheque;
Impedimento de firmar um contrato de aluguel;
Possibilidade de rompimento de negócios que estavam em andamento.
Contudo, alguns serviços podem ser contratados pelos cidadãos que se encontram negativados. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, concede duas linhas de créditos diferentes para este público. A primeira é o empréstimo com penhor, e a segunda é o microcrédito oferecido pelo aplicativo Caixa Tem.