Bancos de todo o país devem renegociar dívidas a partir de março (entenda!)

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), junto ao Banco Central (BC), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país, estão programando um mutirão de renegociação de dívidas junto às instituições financeiras, a partir do dia 1º de março de 2023.

Quem está negativado, com dívidas em atraso, pode negociá-las até o dia 31 de março. Todavia, os consumidores poderão renegociar seus débitos diretamente com os bancos, através de sites na internet, telefone ou indo em uma agência de sua instituição financeira. Ele também pode acessar o portal Consumidor.gov.br.

A princípio, o cidadão poderá renegociar dívidas relativas ao cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades. A exceção para o mutirão são as dívidas que possuem bens como garantia de pagamento, como por exemplo, carros, motocicletas e imóveis.

Analogamente, o banco deverá renegociar com seu cliente algumas questões como o número de parcelas a serem pagas, o percentual de desconto sobre a dívida, perdão dos débitos, ou até mesmo uma multa. O último mutirão foi realizado em novembro de 2022 com cerca de 2,325 milhões de contratos renegociados.

Mutirão de renegociação  

Estes mutirões de renegociação de dívidas acontecem no mês de março e em novembro. De acordo com informações da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), relativas a inadimplência no Brasil, constatou-se que existem no país, cerca de 65,19 cidadãos endividados. 

Aliás, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC), houve um crescimento do endividamento das famílias brasileiras no ano de 2022. Cerca de 77,9% dos consumidores possuíam algum débito a ser pago no final de dezembro do ano passado. Este é considerado um recorde.

Em relação a 2021, a estatística aponta um crescimento de 7%, visto que o número de endividados no país no ano retrasado foi de 70% no total. Ademais, estima-se que algumas das causas para o aumento das dívidas estão relacionadas a crise econômica causada pela pandemia, a inflação e a taxa de juros.

Os bancos estão oferecendo algumas condições para renegociar suas dívidas. Confira a seguir:

Banco do Brasil

A instituição deve observar o perfil de seu cliente para negociar os débitos em atraso. Elas podem ser feitas através do WhatsApp, no aplicativo da instituição financeira, no Portal de Solução de Dívidas, e nas agências bancárias. Vale ressaltar que o mutirão será exclusivo para clientes com dívidas em atraso.  

Banco Itaú

O Banco Itaú oferece a seus clientes taxas a partir de 0,5% ao mês. Será possível pagar a primeira parcela em até 60 dias. A instituição também oferece descontos, e parcelamentos dos débitos. As renegociações poderão ser feitas através do aplicativo do Itaú, pelo site, além das agências de correio e de outros canais.

Caixa Econômica Federal

A Caixa deve oferecer aos seus clientes oportunidades para a renegociação das dívidas à vista com descontos. Pode-se parcelar também em até 96 meses. Também será possível negociar débitos atrasados relativos à compra de casa própria. Para tal, deve-se ir ao site do banco, no seu app ou no telefone 4004-0104.

Banco Bradesco 

O Banco Bradesco deverá fazer uma análise de cada caso para então oferecer aos seus clientes as melhores oportunidades de renegociação de dívidas. Ela pode ser feita na sua plataforma, portal na internet, ou em seu aplicativo. Em síntese, o mutirão feito pelo banco irá contemplar cidadãos com dívidas em atraso.

Banco Santander 

A instituição financeira irá apresentar para pessoas físicas, ofertas para a quitação das dívidas, com e sem entrada. Os descontos podem chegar a até 90% do valor. Aliás, o parcelamento é em até 120 meses. O perfil do cliente será analisado. O mutirão pode ser feito pelo telefone 4004-3535 ou pelo site, ou ainda pelo WhatsApp.

Banco Mercantil

Quem possui dívidas em atraso com o Banco Mercantil pode abrir a renegociação no site Consumidor.gov.br. Ademais, a instituição financeira irá então enviar o pedido para a área gestora responsável. Em suma, o consumidor irá receber uma proposta para a quitação de seu débito em atraso.

O consumidor que deseja renegociar suas dívidas com os bancos, através do mutirão deve tomar alguns cuidados, É preciso saber de antemão qual o valor do débito a ser pago. em conclusão, ele também precisa observar as propostas das instituições financeiras, fazer as contas e ver se cabe em seu orçamento. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.