INSS: Pagamentos de fevereiro voltam esta semana; veja quem recebe
Mais se 36 milhões de pessoas estão recebendo o benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) neste mês de fevereiro. Os pagamentos começaram no dia 17 e seguirão até o dia 7 de março. Lembrando que primeiro recebem aqueles que ganham um salário mínimo (R$ 1.302,00), depois tem início os depósitos daqueles que recebem acima do piso salarial.
Quem tem direito ao pagamento do INSS?
Estão sendo contemplados os cidadãos que recebem os seguintes benefícios por meio da autarquia:
Aposentadoria por idade;
Aposentadoria por tempo de contribuição;
Aposentadoria por invalidez (benefício por incapacidade permanente);
Auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária);
Auxílio-acidente;
Salário maternidade (pago pelo INSS);
Salário Família (pago pelo INSS);
BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Calendário de pagamentos de Fevereiro
Veja o calendário a seguir.
Para quem recebe um salário mínimo:
Número final 1: pagamento em 17 de fevereiro;
Número final 2: pagamento em 23 de fevereiro;
Número final 3: pagamento em 24 de fevereiro;
Número final 4: pagamento em 27 de fevereiro;
Número final 5: pagamento em 28 de fevereiro;
Número final 6: pagamento em 1º de março;
Número final 7: pagamento em 2 de março;
Número final 8: pagamento em 3 de março;
Número final 9: pagamento em 6 de março;
Número final 0: pagamento em 7 de março.
Para quem ganha acima do salário mínimo:
Número final 1 e 6: pagamento em 1º de março;
Número final 2 e 7: pagamento em 2 de março;
Número final 3 e 8: pagamento em 3 de março;
Número final 4 e 9: pagamento em 6 de março;
Número final 5 e 0: pagamento em 7 de março.
Consulta ao benefício do INSS
O segurado poderá consultar informações sobre o salário extra das seguintes formas:
Site Meu INSS
Acesse o portal Meu INSS pelo navegador;
Clique em “Entrar com Gov.br”;
Procure a opção “Extrato de Pagamento de Benefício”.
Aplicativo Meu INSS
Instale o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS;
Faça login com os dados pessoais registrados na plataforma;
Clique em “Entrar”;
Selecione o botão “Extrato”.
Central de Atendimento 135
Também existe opção de consultar as informações pela central de atendimento do INSS, no número 135 (disponível de segunda a sábado, das 7 horas às 22 horas – sem cobrança de taxas).
Benefícios do INSS precisam ser declarados no Imposto de Renda?
A resposta é depende. Isso porque, há um valor mínimo que obriga o cidadão a ser um declarante do Imposto de Renda. Sendo assim, se o valor recebido em benefícios do INSS em 2022 for igual ou ultrapassar R$ R$ 28.559,70, então o segurado terá que enviar o documento. Neste caso, a quantia mensal é de R$ 2.379,97.
Na prática, quando o aposentado ou pensionista tiver que enviar a declaração informando quais foram os seus rendimentos providos do pagamento de benefícios do INSS, será preciso enviar o comprovante. Dessa forma basta procurar pelo extrato de pagamentos que deve ser anexado a declaração do Imposto de Renda.
O segurado pode encontrar o extrato da seguinte forma:
Acesse o Meu INSS e selecione “Extratos”;
Em seguida, selecione “Extrato de pagamentos” e o ano de 2022;
O documento será gerado em PDF e pode ser salvo ou compartilhado.