Informe de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda deve ser entregue até 28 de fevereiro
De acordo com informações oficiais da Receita Federal, o prazo para que as empresas disponibilizem aos seus funcionários o informe de rendimentos referente ao ano de 2022, se encerra no último dia útil deste mês.
Informe de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda deve ser entregue até 28 de fevereiro
No dia 28 de fevereiro termina o prazo para que as empresas enviem aos seus funcionários o informe de rendimentos referente ao ano de 2022. Além das empresas, esse prazo limite também é válido para corretoras de valores e bancos, pois as instituições financeiras devem disponibilizar o informe referente aos rendimentos de aplicações dos seus clientes.
IRPF
O informe de rendimentos é necessário para o preenchimento da declaração do imposto de renda da pessoa física. Sendo assim, as informações referentes a 2022 são declaradas no IRPF 2023.
A Receita Federal precisa das informações do informe de rendimentos para realizar o devido cruzamento de dados, pois a partir das informações imputadas no sistema, é possível determinar o valor que cada contribuinte pagou referente a impostos ao longo do ano de 2022.
A partir das informações analisadas, é possível saber se houve sonegação de impostos ou se há valores a restituir para o cidadão. O informe de rendimentos é um documento que não precisa ser enviado pelos Correios, ele pode ser disponibilizado por aplicativos ou enviado por e-mail.
Solicite o informe ao seu banco
Caso você não tenha recebido o informe de rendimentos da sua empresa e ou do seu banco, é necessário realizar a solicitação. Para isso, verifique o aplicativo da instituição ou entre em contato diretamente com o gerente do banco para realizar a solicitação. No caso do funcionário, é necessário solicitar ao gestor ou diretamente ao setor de departamento pessoal.
A empresa deve informar seus rendimentos do ano
No informe de rendimentos disponibilizado pela empresa, precisa constar os valores referentes ao salário de 2022. Além disso, o informe também deve constar o valor do décimo terceiro e outros rendimentos recebidos eventualmente, como participação nos lucros e resultados da organização.
Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem obter os comprovantes de rendimentos diretamente no aplicativo Meu INSS, bem como na versão web do sistema do INSS.
Novo prazo
A partir deste ano, as declarações referentes ao imposto de renda da pessoa física devem ser entregues entre 15 de março e 31 de maio. A Receita Federal alterou o prazo oficial, considerando que todos os contribuintes devem usufruir da declaração pré-preenchida.
É válido ressaltar que, caso o cidadão caia na malha fina por conta de informações desencontradas, é possível retificar a declaração posteriormente para se manter em dia com a Receita Federal.