Saque-aniversário do FGTS pode ser mantido, mas com mudanças, diz ministro
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, mudou o seu discurso sobre o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Antes ele falava sobre a extinção da modalidade, mas agora, a intenção é mantê-la com algumas mudanças.
Nos anúncios anteriores, Marinho havia dito que iria propor o fim do saque-aniversário no dia 21 de março, durante a reunião do Conselho Curador do Fundo de Garantia. No entanto, agora, nesta data serão discutidos novos rumos para a modalidade.
Possíveis mudanças do saque-aniversário do FGTS
Ainda com incertezas quanto ao saque-aniversário, Marinho afirmou que é preciso mudar as regras. “Se permanecer, será com outras regras totalmente diferentes, não estou convencido ainda. Não podemos fazer o trabalhador de escravo”, confirmou.
Segundo o ministro, a indecisão sobre a permanência da modalidade existe devido ao índice de reclamações por parte dos trabalhadores aderentes da modalidade. Ao serem demitidos sem justa causa, os recursos acumulados só podem ser liberados após dois anos com pedido de cancelamento.
Em razão disso, o chefe da equipe do trabalho insiste em dizer que a modalidade é controversa ao real sentido do Fundo de Garantia, que é acumular valores para amparar o trabalhador em determinadas situações. Desse modo, o saque anual disponibilizado pela modalidade foge desse propósito.
Como cancelar o saque-aniversário do FGTS?
Considerando a tensão em torno da suspensão do saque-aniversário, o trabalhador que já cumpriu os dois anos de adesão da modalidade pode fazer a portabilidade para o saque-rescisão. Como na migração inicial, o procedimento também pode ser feito pela internet, através do aplicativo do FGTS.
Veja o passo a passo:
Faça login no aplicativo FGTS;
Clique na opção “Saque-Aniversário” para começar o processo de cancelamento;
Após abrir a tela da opção de Saque-Aniversário, clique em “Modalidade saque-rescisão”;
Confirme a mudança de modalidade, que só será efetuada caso você já tenha 25 meses aderido ao saque-aniversário;
Neste caso, clique na opção “Sim”;
Pronto! Você conseguiu cancelar a modalidade do FGTS.
Como consultar o saldo do FGTS?
O trabalhador pode consultar o seu FGTS de várias formas. Portanto, veja cada uma delas a seguir:
Por SMS
Sendo uma das formas mais práticas de consultar o FGTS, o trabalhador pode aderir a opção de receber mensagens de textos (SMS) quando houver alguma movimentação em suas contas no Fundo de Garantia.
Por correspondência
Outra forma de receber o extrato do FGTS é em sua própria residência. O trabalhador pode ter acesso as informações a cada dois meses, basta informar o endereço completo no site do órgão, em uma agência da Caixa ou pelo telefone 0800 726 01 01.
No site ou aplicativo
Por fim, é possível consultar o extrato do FGTS através do site da Caixa ou pelo aplicativo FGTS. Pelo site, o trabalhador deve informar o NIS (PIS/Pasep) ou a Senha Cidadão. A consulta pelo aplicativo também é simples, no entanto, é preciso baixá-lo.