FGTS: 80 mil pessoas podem solicitar o Saque Calamidade
Na última terça-feira (7), a Caixa Econômica Federal liberou o saque de até R$ 6,2 do FGTS para trabalhadores atingidos por fortes chuvas nas cidades de Rondon (PR), Cruzeiro do Oeste (PR) e São Bento do Sul (SC). De acordo com informações disponibilizadas pela instituição, cerca de 80 mil pessoas têm direito ao saque Calamidade.
Os cidadãos beneficiados devem ficar atentos aos prazos de resgate. De acordo com a Caixa, os trabalhadores da cidade de Rondon podem sacar os recursos até o dia 15 de fevereiro, enquanto os cidadãos de São Bento do Sul poderão realizar o saque até o dia 5 de março. Por fim, os indivíduos atingidos pela chuva na cidade de Cruzeiro do Oeste tem até o dia 24 de abril para sacar o dinheiro.
A solicitação do saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço deve ser feita diretamente no aplicativo FGTS, disponível gratuitamente para aparelhos Android e iOS. Para isso, os usuários devem selecionar a opção “Meus Saques” e seguir os passos indicados no App, ou seja, não é necessário comparecer a uma agência.
Ao solicitar o saque Calamidade do FGTS os trabalhadores devem indicar uma conta para receber o benefício. Vale informar que é possível informar uma conta da Caixa ou de qualquer outra instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil. Em nenhuma hipótese poderão ser cobrados valores adicionais aos beneficiários.
Mais informações sobre o saque Calamidade
A Caixa explica que o saque Calamidade do FGTS é uma modalidade em que os trabalhadores podem sacar o saldo disponível no Fundo de Garantia mediante necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastres naturais que tenham atingido a residência do cidadão. Apesar disso, é importante lembrar que os recursos só são liberados quando a situação de emergência ou estado de calamidade é decretada pelo governo Municipal, Estadual ou do Distrito Federal.
Também é necessário que o decreto seja publicado em até 30 dias após o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência. Veja em quais situações é possível solicitar o saque Calamidade do FGTS:
Enchentes ou inundações graduais;
Enxurradas ou inundações bruscas;
Alagamentos;
Inundações litorâneas;
Precipitações de granizos;
Vendavais e tempestades;
Vendavais intensos ou ciclones extratropicais;
Vendavais extremamente intensos, furacões, tufões ou ciclones tropicais;
Tornados e trombas d’água;
Desastre decorrente do rompimento ou colapso de barragens.
Segundo informações disponibilizadas pela Caixa, o valor disponível para saque depende do valor disponível na conta do FGTS do trabalhador. No entanto, o saque é limitado a R$ 6.220,00.
Veja como solicitar o saque o FGTS
Como já dito anteriormente, os trabalhadores devem solicitar o saque calamidade por meio do aplicativo FGTS. Na área “Meus Saques” será necessário tocar em “Calamidade Publica”, selecionar o município da residência e clicar em “Continuar”.
Em seguida, o trabalhador deve escolher uma das opções para receber o FGTS e fazer upload dos documentos solicitados. Após inserir os documentos, basta confirmar a operação e aguardar a análise da Caixa. Desse modo, se tudo estiver certo o valor será creditado na conta selecionada.