Tem como usar cartão de débito Bolsa Família?
A CEF (Caixa Econômica Federal) anunciou no dia 7 de abril um novo cartão de débito para o programa Bolsa Família. Por isso que hoje , nós vamos indicar se tem como utilizar o cartão de débito Bolsa Família.
Como funciona o cartão do Bolsa Família?
O cartão de débito Auxílio Brasil, lançado na gestão de Jair Bolsonaro, veio equipado com um chip que permitia fazer compras no débito. No entanto, a administração anterior não conseguiu substituir todos os cartões por tecnologia de ponta.
Os favorecidos se beneficiaram de uma série de reformas implementadas ao longo do período de dois anos entre 2021 e 2022, quando o programa Bolsa Família passou a se chamar Auxílio Brasil. Assim, o uso do Caixa Tem facilitou transferências de dinheiro online, compras de PIX e pagamentos de carteiras e boletos eletrônicos. Por outro lado, a atual administração está empenhada em ir ainda mais longe a esse respeito.
Dessa forma, se houver demanda suficiente, o cartão de débito do Bolsa Família poderá ser usado para depositar benefícios diretamente em contas bancárias eletrônicas. Outra opção é fazer compras pessoalmente passando o cartão de débito, o que reduzirá o valor devido da sua conta.
Todos os beneficiários vão ter cartão de débito do Bolsa Família?
A presidente da Caixa Econômica, Maria Rita Serrano, lembrou que os beneficiários do Auxílio Brasil que receberam cartões de débito até setembro do ano passado estavam aptos a utilizá-los.
O plano é transferir os pagamentos do Bolsa Família para uma conta de poupança, além do cartão de débito. Ou seja, alterar a estrutura da conta para que mais benefícios possam ser proporcionados. O que Maria Rita Serrano chamou de “inclusão financeira das famílias de baixa renda”.
Hoje, a conta Caixa Tem é uma rede digital de segurança social que pode ser usada para acessar outros benefícios, inclusive os oferecidos pelos empregadores. Há uma variedade de serviços bancários disponíveis, todos eles fornecidos sem custo para o cliente. O objetivo, então, é aumentar o número de pessoas que recorrem regularmente a este sistema para receber ajuda financeira.
O cartão de débito poderá ser usado para depositar benefícios diretamente em contas bancárias eletrônicas – Reprodução AdobeStock
O que há de novo no Bolsa Família em 2023?
Parece que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva está trabalhando duro para introduzir várias mudanças no Bolsa Família este ano. O ministro do Desenvolvimento Social já divulgou, portanto, que qualquer remodelação do programa social dependerá de uma medida provisória ou de algum outro projeto.
Mas até que isso aconteça, o Auxílio Brasil continua valendo, e as mudanças já anunciadas incluem:
Aumento do valor de referência para a quantia de R$ 600,00;
Término do prazo de carência do empréstimo cedido;
Foco nas famílias unipessoais, usando um pente fino para eliminar candidatos inelegíveis do Cadastro Único;
Um adicional de R$ 150 por criança até seis anos;
A frequência escolar das crianças e os registros de vacinação devem estar atualizados;
Ativação de liberação de cartão de débito.
O post Tem como usar cartão de débito Bolsa Família? apareceu primeiro em Brasil123.