ENEM: Divulgação dos resultados será antecipada para a quinta, 9

Estudantes de todo o país não terão mais que esperar pelo resultado da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano passado. De acordo com as informações do Ministério da Educação, a divulgação destas notas será antecipada e divulgada já a partir desta próxima quinta-feira (9). O Ministro Camilo Santana (PT) confirmou o adiantamento.

Inicialmente, a ideia do Governo Federal era liberar o resultado do ENEM apenas a partir da próxima semana, mais precisamente no dia 14. Contudo, o MEC decidiu antecipar os resultados já que eles estão definidos. Com a decisão, as datas para as inscrições nos sistema do Sisu e do Prouni também serão adiantadas, mas as datas oficiais ainda não foram divulgadas.

“Estamos antecipando o resultado do ENEM, que estava previsto para a semana que vem. O resultado será divulgado amanhã (quinta-feira, 9). Isso vai facilitar também todo o acesso dos nossos alunos ao Sisu”, disse Camilo Santana enquanto participava da divulgação dos dados do Censo Escolar da Educação Básica na manhã desta quarta-feira (8).

A consulta ao resultado do ENEM poderá ser feita através da Página do Participante no site do INEP. Para fazer o login, basta inserir os dados pessoais como CPF e a senha registrados no mesmo sistema em que o aluno se inscreveu para realizar a prova. A consulta ao Boletim de Desempenho não costuma demorar mais do que alguns poucos minutos, mas é possível que as primeiras horas da liberação registrem um congestionamento no sistema.

Utilizando a nota

Sisu

Com a nota do ENEM em mãos, o aluno poderá tentar uma vaga em inúmeras universidades do país. O estudante poderá optar, por exemplo, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que faz a seleção de estudantes para instituições de ensino de caráter público.

Oficialmente, as inscrições para esta modalidade devem acontecer entre os dias 16 e 24 de fevereiro. Contudo, é importante relembrar que é possível que estas datas sejam antecipadas, por causa da antecipação do dia de divulgação da nota do ENEM.

Prouni

Outra opção que o estudante tem é o Programa Universidade para Todos (Prouni). Trata-se de um sistema que oferece ao estudante bolsas parciais (50%) ou totais (100%) para os cidadãos que pretendem ingressar em uma instituição de ensino superior de caráter privado.

Oficialmente, o estudante deverá se inscrever neste sistema entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, sempre lembrando que estas datas poderão ser alteradas. Os resultados serão divulgados entre os dias 7 e 16 de março para a primeira chamada e entre os dias 21 e 30 de março para a segunda chamada.

Fies

O estudante também poderá usar a nota do ENEM para tentar uma vaga na universidade através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Por este sistema, o Governo Federal paga uma parte ou a totalidade da mensalidade do estudante em uma instituição de ensino privada. A diferença para o Prouni é que no Fies o estudante terá que devolver o dinheiro para o Governo depois da sua formatura.

Oficialmente as inscrições para o Fies este ano devem acontecer entre os dias 7 e 10 de março, com resultados previstos para o dia 14 de março. O estudante poderá lançar as notas do ENEM não apenas de 2022, mas também o resultado de 2021, ou mesmo o de 2020.

O ENEM

O ENEM é considerado hoje o principal portal de acesso de estudantes do ensino médio ao ensino superior. Contudo, nos últimos anos o exame vem passando por uma série de polêmicas, como supostas tentativas de interferência do Governo Federal nos conteúdos que são exigidos na prova.

O número de cidadãos que se inscrevem no ENEM também vem caindo com o passar dos anos. Em 2022, dados oficiais apontam que cerca de 3,4 milhões de pessoas se inscreveram para a realização das provas nos dois finais de semana. Contudo, apenas pouco mais de 2,3 milhões apareceram e concluíram os dois exames de fato.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.