Netflix deve impedir o compartilhamento de senhas (confira!)
A Netflix, um dos serviços de streaming mais conhecidos no mercado, tem procurado nos últimos tempos, controlar o compartilhamento de senhas entre seus usuários. A empresa não se pronunciou a respeito de quando deverá mudar o funcionamento de seu serviço, mas espera-se que haja logo algumas alterações.
A organização norte-americana, fez um anúncio relacionado às mudanças em seu serviço de streaming em sua página da internet em portugês. Ela tratou de alguns detalhes a respeito de como deverá ser feito o compartilhamento de conta, especialmente sobre pessoas que moram em residências separadas.
De acordo com um comunicado da Netflix, ela afirma que “espera uma implementação mais ampla no primeiro trimestre do ano”. Estima-se que a empresa passe a cobrar um valor a mais para o uso simultâneo de uma conta, por um número maior de pessoas que o estipulado no contrato.
O que se sabe é que as alterações não serão feitas por agora. Porém,a Netflix tem divulgado algumas informações a respeito das mudanças, de forma que podemos esperar o que deve acontecer com o serviço de streaming da companhia. A empresa é a maior do setor de compartilhamento de filmes e séries no Brasil.
Alterações da Netflix
Sobre a conta que permite o acesso ao serviço de streaming por múltiplos dispositivos simultâneos, há uma preferência da empresa para que a utilização de sua plataforma seja feita em apenas uma moradia. O espaço onde a conta da Netflix está cadastrada se chama “residência Netflix”.
Todavia, os usuários ainda poderão assistir aos filmes e séries da Netflix fora de suas casas. No entanto, a organização afirma que para a utilização do serviço de streaming fora do local onde a conta foi cadastrada, será preciso fazer uma verificação do aparelho ou mudar a residência Netflix.
Para fazer a verificação do aparelho utilizado, a empresa deverá enviar um link para o celular ou e-mail ligado à conta do titular que contratou o serviço. Além disso, quando o usuário clicar neste link, ele deverá receber um código de quatro dígitos. Ele deve inserir o número no aparelho em até 15 minutos.
Vale ressaltar que na página da Netflix americana, foi informado que o usuário, fora de sua residência, deveria se logar na rede de wi fi pelo menos uma vez, no período de 31 dias, no local da conta principal do serviço de streaming. No entanto, o post foi retirado do ar rapidamente pela empresa.
Outras dúvidas sobre o serviço de streaming
Se o usuário principal dos serviços da Netflix viajar, ele terá ainda acesso à plataforma. A organização informa que na grande maioria dos casos, ela não fará a verificação dos aparelhos utilizados. Entretanto, se o dono da conta se ausentar durante um longo período, pode ser que a empresa peça a sua verificação.
Para saber se o serviço de streaming utilizado está fora da residência Netflix, a empresa diz que utiliza dados como o endereço de IP, que é a identificação do número da conta na internet. Ela também utiliza meios de identificar os dispositivos, além da atividade da conta em questão, na conexão dos aparelhos.
Analogamente, a Netflix informa que o número de pessoas que podem utilizar o seu serviço varia de acordo com o plano contratado. No plano básico com anúncios, uma pessoa, no básico sem anúncio, também um dispositivo. Já no plano padrão, é possível utilizar o streaming em dois dispositivos. No premium, quatro pessoas.
O objetivo das medidas da Netflix é a de melhorar suas finanças, em busca de garantir um maior ganho com seus serviços. A empresa afirma que com as alterações pode ser que haja alguns cancelamentos de suas contas. Isso se deve ao fato de que começará a cobrar pelo compartilhamento em residências diversas.
Conclusão
Em síntese, a Netflix informa que cerca de 100 milhões de pessoas costumam compartilhar as contas relacionadas à plataforma, o que compromete a capacidade de investimento da organização. Desse modo, há pouco espaço para melhorar o serviço, comprometendo a qualidade e o trabalho da empresa.
Atualmente existem cerca de 231 milhões de usuários utilizando o serviço de streaming em todo o mundo. A empresa está em uma crise econômica, com a necessidade de aumentar exponencialmente as suas receitas. Em conclusão, espera-se que ela controle melhor suas senhas e que ofereça serviços mais baratos.