Veja se você está no novo grupo que irá receber saque-aniversário do FGTS
Apesar de ter sido criado em 2020, o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) está se aproximando rapidamente do fim. Uma retirada anual da conta do Fundo é possível sob este esquema. Por isso que hoje, nós vamos indicar se você está no novo grupo que irá receber o saque-aniversário do FGTS.
Como funciona o saque-aniversário do FGTS?
O mês em que cai o aniversário do funcionário é designado como “Mês do Saque”, pois é quando o funcionário pode optar por receber uma certa quantia do FGTS. Ao contrário do método saque rescisão do FGTS padrão, ele permite que o beneficiário retire um percentual anual dos rendimentos da conta.
O pagamento do abono sempre ocorre no 1º dia útil no mês em que caia a data de nascimento do empregado. Assim, o dinheiro estará disponível para saque por três meses, após o qual será bloqueado até o início do novo ano civil.
Para muitos trabalhadores, o pagamento do saque-aniversário de fevereiro é o último
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, defende o fim dessa prática, pois considera que a liberação do abono salarial todos os anos pode impactar negativamente os trabalhadores no longo prazo. Em nota, Marinho diz que sua intenção é realizar a suspensão de novas adesões do abono a contar de março de 2023.
Em linha com o contexto do ministro, acredito que o saque-aniversário do FGTS desvia a atenção do objetivo primordial do Fundo de Garantia, que é, portanto, dar estabilidade financeira aos trabalhadores em tempos de incerteza econômica.
O procedimento normal do FGTS prevê a liberação do saque apenas em casos de rescisão injustificada. Então, como consolo, o empregado pode sacar todo o valor existente na sua conta do FGTS. No entanto, o empregado só pode sacar até a metade do saldo do Fundo de Garantia a cada ano por meio do saque-aniversário.
A interrupção dos saque-aniversários se destina para novas adesões – Reprodução AdobeStock
Cronograma do saque-aniversário do FGTS em 2023
Neste momento, cabe salientar que a interrupção dos saque-aniversários do FGTS se destina para novas adesões. Enquanto as adesões já realizadas possuem o seguinte cronograma de pagamento, que considera o mês de aniversário do titular da conta:
Janeiro: saque a partir de 02/01, estando disponível até o dia 31/03;
Fevereiro: saque a partir de 01/02, estando disponível até o dia 28/04;
Março: saque a partir de 01/03, estando disponível até o dia 31/05;
Abril: saque a partir de 03/04, estando disponível até o dia 30/06;
Maio: saque a partir de 02/05, estando disponível até o dia 31/07;
Junho: saque a partir de 01/06, estando disponível até o dia 31/08;
Julho: saque a partir de 03/07, estando disponível até o dia 29/09;
Agosto: saque a partir de 01/08, estando disponível até o dia 31/10;
Setembro: saque a partir de 01/09, estando disponível até o dia 30/11;
Outubro: saque a partir de 02/10, estando disponível até o dia 29/12;
Novembro: saque a partir de 01/11, estando disponível até o dia 31/01/2024;
Dezembro: saque a partir de 01/12, estando disponível até o dia 29/02/2024.
Assim, estará no novo grupo de pessoas que irão receber o saque-aniversário do FGTS, todas as pessoas que fizeram adesão, antes de março de 2023.
O post Veja se você está no novo grupo que irá receber saque-aniversário do FGTS apareceu primeiro em Brasil123.