Vale a pena deixar dinheiro na poupança?

O Banco Central anunciou hoje, 1°, que manterá a taxa básica de juros da economia em 13,75% pelos próximos 45 dias. Com a novidade, especialistas em finanças pessoais voltam a alertar para o dinheiro que fica na poupança dos brasileiros. Isso porque, ao deixar dinheiro na caderneta, o investidor perde a chance de ganhar dinheiro sem esforço.

Por isso, hoje vamos entender a relação da taxa básica de juros com a poupança e, claro, mostrar algumas opções para você ter ainda mais rendimentos com o seu dinheiro guardado.

Banco Central manteve a taxa de juros

A poupança é a modalidade de rendimento mais comum do Brasil. Isso porque, além da facilidade, muitos bancos oferecem esse tipo de conta para quem quer contratar outros serviços, como financiamento e empréstimos. Apesar disso, os rendimentos da caderneta comum nunca são os maiores para o cidadão, independentemente do cenário.

Na prática, quem paga o rendimento da poupança é o Governo Federal. Por conta disso, a poupança é bastante segura. Contudo, o governo também é o responsável por pagar os rendimentos do Tesouro Selic, um dos títulos do Tesouro Direto. Contudo, os rendimentos da poupança e do Tesouro Selic são diferentes, apesar de serem pagos pela mesma autoridade.

Atualmente, o Tesouro Selic rende 13,75% ao ano, enquanto a poupança está rendendo 6,17% ao ano, mais a Taxa Referencial. Em janeiro de 2023, o rendimento do Tesouro Selic foi de 1,07%, ao passo que o rendimento da poupança foi de 0,71%.

Por isso, quem deixa o dinheiro na caderneta perde a chance de ganhar mais dinheiro, dado que o Tesouro Selic rende mais que o dobro que essa modalidade de remuneração. Além disso, a forma como a poupança tem os retornos definidos torna tudo ainda mais favorável para o Tesouro Selic.

Para uma taxa Selic acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é de 6,17% + Taxa Referencial. Essa é a atual regra.
Para uma taxa Selic igual ou menor que 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é de 70% da taxa Selic + Taxa Referencial.

(Imagem: Pixabay).

O que fazer com o seu dinheiro que está na poupança?

Por conta das regras de rendimento da poupança, o Tesouro Selic sempre será mais vantajoso para os investidores. Contudo, comprar diretamente o produto no site do Tesouro Direto pode não ser prático para a maioria das pessoas. Por isso, especialistas afirmam que existem formas distintas de manter um bom rendimento, aliado à praticidade.

Para isso, o investidor pode colocar o dinheiro em contas digitais que rendem 100% do CDI, uma taxa que é bastante parecida com a taxa Selic. Atualmente, são diversas plataformas que possuem contas digitais com esses rendimentos. Confira abaixo algumas opções:

PicPay – 102% do CDI após 30 dias de investimento
Iti – 100% do CDI com rendimento todos os dias
Nubank – rendimento de 100% do CDI após 30 dias de investimento
Mercado Pago – 100% do CDI com rendimento todos os dias
N26 – rendimento de 100% do CDI, com possibilidade de aumento por uso do cartão de crédito

Dessa forma, ao botar o dinheiro nessas instituições, o seu dinheiro renderá mais que na poupança. Além disso, você tem toda a praticidade de sacar ou usar nos pagamentos pelo débito.

O post Vale a pena deixar dinheiro na poupança? apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.