INSS: veja quem são os segurados que recebem hoje (30/01)

Nesta segunda-feira (30) os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com o número do benefício final 4 devem receber o pagamento da aposentadoria, pensão ou auxílio-doença. Neste momento o Instituto está realizando o pagamento dos beneficiários que recebem um salário mínimo nacional, ou seja, R$ 1.302.

O calendário de pagamento dos benefícios do INSS é dividido entre os cidadãos que recebem apenas um salário mínimo e aqueles que recebem mais de um salário. De acordo com o INSS, hoje mais de 37 milhões de pessoas têm direito a algum dos benefícios do Instituto.

Veja o calendário de pagamento de janeiro

Além da divisão realizada conforme o valor do benefício, os segurados do INSS também possuem datas diferentes para sacar ou movimentar o dinheiro. Hoje o pagamento dos recursos é feito levando em consideração o número final do cartão de benefícios dos cidadãos, sem considerar o último dígito verificador. Confira o calendário de pagamento de janeiro:

Beneficiários que recebem um salário mínimo

Final:
Data de pagamento:

1
25/01

2
26/01

3
27/01

4
30/01

5
31/01

6
01/02

7
02/02

8
03/02

9
06/02

0
07/02

 

Beneficiários que recebem mais de um salário mínimo

Final:
Data de pagamento:

1 e 6
01/02

2 e 7
02/02

3 e 8
03/02

4 e 9
06/02

5 e 0
07/02

A nova prova de vida do INSS

Na semana passada o Instituto Nacional do Seguro Social divulgou uma portaria que autoriza algumas alterações na prova de vida. O procedimento até então realizado anualmente pelos beneficiários tem como objetivo comprovar que o segurado que recebe algum benefício de longa duração ainda está vivo.

Antes os beneficiários do INSS precisavam procurar uma agência para realizar a prova de vida. No entanto, a partir deste ano o Instituto será responsável por essa comprovação utilizando um sistema de comparação de informações em diferentes bancos de dados do governo.

“Uma pessoa toma uma vacina contra a gripe num posto de saúde da rede pública. Ao receber essa informação, o INSS tem o indicativo de vida do beneficiário e tal indicativo servirá para compor um “pacote de informações” sobre a pessoa. Esse “pacote de informações” reunirá diversas ações da pessoa, registradas ao longo do ano, nos diferentes bancos de dados dos parceiros. Quando o total de ações ao longo do ano registradas nas bases de dados parceiras for suficiente, o sistema considerará a Prova de Vida realizada, garantindo a manutenção do benefício até o próximo ciclo”, exemplifica o INSS.

Além da carteira de vacinação, outros dados poderão ser utilizados pelo INSS como a declaração de Imposto de Renda, seja como titular ou dependente, emissão ou renovação de documentos, atualização no CadÚnico, votação em eleições e até mesmo acesso a aplicativos que utilizem a conta gov.com com selo ouro. Mais informações sobre as alterações na prova de vida podem ser obtidas nos canais oficiais do Instituto Nacional do Seguro Social ou do Ministério do Trabalho e Previdência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.