Vale-gás surpreenderá beneficiários, após rumores
Alguns boatos vindos do próprio governo afirmavam que o vale-gás poderia acabar a qualquer momento. Segundo essas falas, o presidente Lula estaria disposto a reformular este benefício e que, por isso, ele estaria com o futuro incerto. Contudo, a boa notícia é que o programa seguirá valendo e já tem até calendário de pagamento.
Por isso, hoje vamos entender como funcionará o vale-gás, agora que o Auxílio Brasil foi trocado pelo Bolsa Família. Além disso, vamos mostrar o calendário de pagamentos do programa para a próxima rodada, que acontecerá em breve.
Vale-gás não vai acabar
O Governo Federal decidiu que o vale-gás não vai acabar. Além disso, ao contrário dos rumores, o valor também não sofrerá nenhuma alteração neste governo. Por isso, os beneficiários comemoram a chegada de mais uma renda, que o governo paga a cada dois meses para os cidadãos que tem acesso ao benefício.
Vale lembrar que, por ter sido pago em dezembro, o vale-gás voltará apenas em fevereiro. Contudo, a cobertura do programa seguirá intacta. Isso quer dizer que ele permanecerá cobrindo 100% do valor do botijão do gás de cozinha dos cidadãos. Nos últimos meses, o pagamento foi de R$112 para cada família beneficiária. Esse valor se manterá nos próximos pagamentos.
Vale lembrar que o programa nasceu em 2021 e tinha o intuito de pagar apenas 50% do valor do botijão tradicional. Na época, o programa foi criado para dar às famílias mais pobres uma ajuda na compra do produto, que apresentou uma grande alta de preços. Após isso, o ex-presidente, Jair Bolsonaro, aumentou o valor para 100% do preço do botijão de gás de cozinha. Opositores afirmam que a medida foi tomada para tentar angariar mais votos para a campanha eleitoral. Contudo, com a derrota nas urnas, havia uma expectativa de volta ao financiamento de 50%.
Porém, o novo governo assinou uma Medida Provisória que decidiu que a cobertura do vale-gás será de 100% do valor do gás de cozinha.
Vale-gás cobrirá 100% do preço do gás de cozinha em 2023 – Reprodução Canva
O calendário de pagamentos
O calendário do vale-gás, como aconteceu no ano passado, será o mesmo calendário do Bolsa Família. Quem já está cadastrado no programa não precisa se cadastrar novamente. Além disso, é preciso relembrar que o pagamento é a cada 2 meses.
Dessa forma, o pagamento acontecerá a partir de fevereiro de 2023. Como no Bolsa Família, o calendário de pagamentos segue o dígito final do NIS do cidadão. Confira abaixo as datas de pagamento:
Beneficiários com NIS final 1: 13 de fevereiro
Beneficiários com NIS final 2: 14 de fevereiro
Beneficiários com NIS final 3: 15 de fevereiro
Beneficiários com NIS final 4: 16 de fevereiro
Beneficiários com NIS final 5: 17 de fevereiro
Beneficiários com NIS final 6: 22 de fevereiro
Beneficiários com NIS final 7: 23 de fevereiro
Beneficiários com NIS final 8: 24 de fevereiro
Beneficiários com NIS final 9: 27 de fevereiro
Beneficiários com NIS final 0: 28 de fevereiro
Quem quiser receber o valor do benefício, precisa atualizar os dados no CadÚnico. Após isso, basta ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) municipal, apresentar os documentos e solicitar a adesão.
O post Vale-gás surpreenderá beneficiários, após rumores apareceu primeiro em Brasil123.