10 dicas para impressionar em uma entrevista de emprego
A entrevista de emprego é uma das etapas mais importantes em um processo seletivo. É necessário que o candidato saiba detalhar suas conquistas, de forma quantitativa, explicando o aumento de vendas, redução de custos e percentuais de satisfação dos clientes, outros requerentes.
Passar pelas diferentes etapas de um processo de seleção de pessoal e chegar à entrevista de emprego, significa ser um forte candidato ao preenchimento de uma vaga. No processo seletivo, a empresa realizará testes psicológicos em você, explicamos como lidar com os testes psicológicos no processo seletivo. Nessa fase, você não pode descontrair e acreditar que está com o cargo assegurado. Isso porque, um único erro, como falar mal do ex-empregador, da empresa anterior, desmoronaria qualquer possibilidade de contratação.
10 dicas para uma entrevista de emprego
Os candidatos a emprego devem aprender a quantificar suas realizações. Por exemplo, é preciso detalhar os indicadores de sucesso, como aumento de vendas, redução de custos, percentuais de satisfação dos clientes, entre outros.
Essas ações podem conceder certas vantagens sobre outros candidatos. Além disso, também é válida a apresentação de casos ou situações difíceis que foram abordadas e resolvidas com sucesso. Para ser o candidato ideal e impressionar na entrevista, é aconselhável seguir estas dez dicas básicas:
1.Pontualidade
Chegue pontualmente ao horário marcado, mesmo com minutos de antecedência. Chegar no horário exato gera ansiedade antes, durante e depois da entrevista.
2.Atenção à conversa
Esteja atento e responda às questões com coerência. Parar de prestar atenção ou falar sobre tópicos que fogem da pergunta inicial pode projetar um comportamento de evitação.
3.Estude o campo
Conheça o negócio da empresa. Às vezes, o recrutador pode perguntar sobre os negócios da empresa e uma boa resposta pode impressionar.
4.Boa predisposição
Conecte-se com o entrevistador: a conexão deve fluir de forma autêntica para que se tenha entusiasmo, energia e sucesso.
5.Alerta para postura e movimento
Use uma boa linguagem corporal. Boa postura, sorriso, contato visual e um aperto de mão falam de alguém positivo e interessado no trabalho.
6.Revise as roupas
Use um look sóbrio e conforme a ocasião. O ideal é usar roupas confortáveis que demonstrem segurança.
7.Segurança
O candidato deve mostrar-se como é, seguro do seu valor, da sua formação acadêmica e experiência profissional.
8.Fale o que for necessário
É preciso ser claro e conciso ao falar com o recrutador e não usar expressões rebuscadas.
9.Treinar respostas
Prepare as respostas: em uma entrevista de emprego existem perguntas que são fixas e comuns, sendo importante treinar a forma de responder.
10.Honestidade
Você precisa mostrar que pode fazer o trabalho. Se o currículo estiver mentindo, o recrutador pode descobrir durante a entrevista.
O que você nunca deve dizer em uma entrevista de emprego:
Negociar salário em uma entrevista inicial dá uma imagem de ansiedade em relação ao dinheiro;
Mencione que é apenas um trabalho temporário por o objetivo ser atingir uma empresa maior ou a concorrência;
Assumir responsabilidades com o entrevistador, como usar o primeiro nome ou fazer piadas de duplo sentido, mesmo que tenham uma boa conexão;
Pedir permissão para ir ao banheiro no meio da entrevista é uma distração e pode prejudicar ambas as partes;
Esqueça o currículo. Recomenda-se levar um em cada etapa do processo seletivo;
Aborde tópicos pessoais ou tristes.
O post 10 dicas para impressionar em uma entrevista de emprego apareceu primeiro em 123 Empregos.