5 dicas para ter sucesso como líder de equipe
Assumir um cargo pela primeira vez com responsável por um grupo de colaboradores pode ser avassalador. Por isso, trazemos algumas dicas para que você não se desespere e alcance o sucesso necessário como líder de equipe.
Um belo dia você acorda como de costume, toma seu café da manhã e vai trabalhar. Assim que você chega, seu chefe lhe dá a notícia: você está no comando do projeto! E sem anestesia, acrescente que você terá um grupo de pessoas para comandar e organizar. É uma grande oportunidade, mas é a primeira vez que terá que lidar com o fato de ser líder de equipe. Se você tiver sorte, a empresa em que você trabalha tem um plano de carreira e o treinou para esse novo cargo, mas na maioria das organizações isso não acontece.
5 dicas para ter sucesso como líder de equipe
Exercer o papel de líder de um projeto ou de um setor em uma estrutura maior é um grande desafio profissional e, sem dúvida, o fará crescer. No entanto, você precisará conhecer essas 5 dicas para que sua atuação com a equipe seja bem-sucedida.
1.Seja empático
Um bom líder deve aprender a se colocar no lugar de cada um dos liderados sob sua responsabilidade e mostrar que entende suas dúvidas, seus medos, seus anseios. O desenvolvimento da escuta é de grande relevância nesse contexto, pois muitas vezes as pessoas não expressam com clareza se estão passando por uma situação difícil na vida pessoal ou, por que não, até mesmo no trabalho.
Você terá que aguçar seus sentidos e prestar atenção ao que está acontecendo dentro de sua equipe. Proporcionar espaços de escuta e feedback com cada responsável é uma excelente ferramenta para colocar sua empatia em ação.
2.Comunique-se com clareza
O maior obstáculo para que um trabalho não seja bem feito é que quem tem que fazer não sabe o que tem que fazer. Definir objetivos, tarefas, prazos, atribuir papéis precisos dentro da equipe e comunicar tudo isso com clareza beneficiará o desempenho de todos.
Para ser um bom líder é preciso treinar a comunicação e saber transmitir as ideias de forma ordenada, clara e concisa. Nesse sentido, são muitas as propostas de treinamento oratório para pessoas com dependentes.
3.Motiva e reconhece
Quem não precisa ser reconhecido por um trabalho bem feito e pelo esforço empreendido para alcançar os resultados esperados? Todos somos motivados por palavras de incentivo que funcionam como uma injeção de pura adrenalina. A motivação não é necessária apenas quando algo vai bem. Mas, se as coisas não saem como o esperado, esse incentivo é ainda mais necessário e é o líder do projeto quem deve fornecê-lo.
4.Crie um plano
Um planejamento correto implica na definição de objetivos de longo e curto prazo. Considerar os prazos estimados de execução, antecipando imprevistos, e, claro, atribuir responsáveis por cada tarefa.
Um mapa de planejamento funciona como o mapa que orienta qualquer turista em uma cidade que não conhece. Se você é iniciante em coordenação de equipes, o planejamento será a sua salvação.
Será de grande ajuda se você implementar reuniões de acompanhamento nas quais cada membro conte aos demais como eles vêm com as tarefas pelas quais são responsáveis, seus obstáculos, etc. Esse tipo de atividade também estimula a participação e a busca de soluções em conjunto.
5.Confiar e delegar
A tarefa de delegar pode custar caro, quer você seja novo em uma função com pessoas responsáveis ou esteja em uma posição como essa há anos. Não é uma tarefa fácil.
Para exercer sua função de líder de equipe com sucesso, você deve confiar na capacidade de as pessoas sob sua responsabilidade de cumprir sua tarefa. Se algo não corresponder às suas expectativas, aloque tempo para orientar e treinar onde achar melhor.
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