Bolsa Atleta 2023: quais são as regras?

Ser um atleta de alta performance é difícil, especialmente, quando não se tem patrocínio nenhum. Por isso, o Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, instituiu o programa Bolsa Atleta.

Esse programa existe para que os atletas brasileiros possam se dedicar aos treinos e competições, melhorando, assim, o desempenho. Contudo, existem várias modalidades e regras para participar do programa Bolsa Atleta. Assim, é preciso ver quem se encaixa nela.

Confira mais sobre saiba quais são as regras do Bolsa Atleta no artigo abaixo!

O que é o Bolsa Atleta?

O programa Bolsa Atleta, como já dito, é uma programa governamental que possui, como principal objetivo, fornecer um auxílio financeiro para atletas de alto desempenho. Assim, esses atletas podem se dedicar ao treinamento esportivo e a participação das competições.

Contudo, para ser elegível para receber o benefício, o atleta precisa cumprir os requisitos estabelecidos pelo programa e pelo edital vigente. Além disso, cumprir todos os requisitos não garante a concessão da bolsa, somente garante o direito de concorrer a ela.

A concessão da bolsa seguirá uma análise dos candidatos e ela será concedida de acordo com a disponibilidade dos recursos financeiros. Uma vez que o atleta seja contemplado com o auxílio, ele receberá o valor, por um ano, por intermédio da Caixa Econômica Federal. Após esse prazo, o atleta, que quiser continuar recebendo o benefício, precisa iniciar o processo de renovação da bolsa.

Categorias do programa Bolsa Atleta:

O Bolsa Atleta é dividido em várias categorias, sendo que algumas possuem prioridade em relação as outras. Assim, o recurso financeiro vai, primeiro, para essas prioridades. Além disso, as regras, para a participação dos atletas, variam em cada modalidade.

A primeira divisão ocorre em modalidade Olímpicas e Paraolímpicas e modalidades não olímpicas. E, esta primeira modalidade possui preferência em relação às demais.

A outra divisão ocorre dentro da modalidade não olímpica e dá origem a cinco categorias: Categoria atleta de base, Categoria atleta estudantil, Categoria atleta nacional e Categoria atleta internacional.

Como dito, as regras para cada categoria variam e precisam ser conferidas no edital vigente. Contudo, existem algumas que são comuns:

Ser maior de 14 anos.
Ter participado de competições oficiais, no ano anterior, e obtido posição de destaque.
Possuir vínculo com uma entidade desportiva.
Possuir filiação com a entidade administrativa da sua modalidade em âmbito estadual e nacional.

A exceção para esses pré-requisitos é a Categoria atleta estudantil. Nela o atleta não precisa do vínculo com a entidade desportiva nem da filiação. Entretanto, ele precisa estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino. Além disso, essa bolsa possui idade máxima de 20 anos. Assim, como a Categoria atleta de base possui 19 anos como idade máxima.

Valores das bolsas

Os valores do Bolsa Atleta variam de R$ 370,00, para a categoria atleta base, até R$ 3.100,00 para a categoria atleta Olímpico/Paraolímpico. É importante ressaltar que o atleta precisará prestar contas do dinheiro recebido. Isso pode ser feito no prazo de 30 dias, após o recebimento da última parcela da bolsa.

O post Bolsa Atleta 2023: quais são as regras? apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.