Bolsa de valores sofre com incerteza no Brasil. Dólar deve subir
O ocorrido neste domingo (8) se soma a um cenário de incertezas no Brasil, principalmente no âmbito da política e da economia. Esse cenário faz com que a bolsa de valores opere em queda de mais de 6%, desde a eleição de lula, que acontece ao mesmo tempo do aumento da cotação do dólar, que opera em alta de 0,88% no mesmo período.
Segundo economistas, a bolsa de valores deve seguir volátil, com grande incerteza de preços. Por outro lado, o dólar deve continuar em preços altos, com tendência de alta nos próximos dias.
Bolsa de valores com grande incerteza
A incerteza é um dos principais movimentadores da bolsa de valores no Brasil. Palco de negociações todos os dias entre diferentes gestores de investimentos, o índice vem operando em queda de mais de 6% desde que Lula foi eleito. O dólar, no mesmo período, passou de R$5,18 para R$5,23, fechamento do último dia 6.
Na mira dos investidores, diversas medidas econômicas pesam contra o Brasil. Isso porque, desde que assumiu o cargo, Lula acabou com o teto de gastos, teve a autorização para gastar mais que o previsto, além de mudar a Lei das Estatais para colocar Aloizio Mercadante no comando do BNDES. Em outros setores, Lula também fez trocas e sinalizações importantes. Na Petrobrás, a troca de comando deve ser acompanhada de uma mudança no cálculo do valor da gasolina, a chamada Paridade de Preços Internacional (PPI).
Ainda, a bolsa de valores sinalizou de forma negativa à expansão de ministérios. No atual governo, serão 37 pastas. Apesar disso, o novo governo disse que não haverá aumento de gastos, algo que os principais economistas do Brasil não acreditam. Com isso, a tendência é a de que gestores retirem valores da bolsa de valores e partam para outros investimentos, que tragam maior segurança.
Opositores do presidente Lula invadiram as sedes dos três poderes neste domingo, 8. Foto: Reprodução
Acontecimentos deste domingo colocam mais pânico
Neste domingo, 8, opositores ao presidente eleito, Lula, marcaram um dos principais episódios da política brasileira. No início da tarde, uma multidão de pessoas invadiu o Palácio do Planalto, o STF e o Congresso, que contempla a Câmara dos Deputados e o Senado. Em nota, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que a situação é “ultrajante”.
Com a incerteza no cenário político, que deve afetar a economia, a bolsa de valores deve operar em queda nos próximos dias, segundo economistas. Ao mesmo tempo, o dólar pode subir, representando a fuga dos investidores do mercado brasileiro. Ainda, isso deve acontecer até que os primeiros dados do novo governo sejam publicados pelos institutos brasileiros.
Por isso, investidores devem se preparar para tempos complicados na economia brasileira e também na economia mundial. Dessa forma, especialistas dizem que é necessário diversificar os investimentos entre bolsa de valores e renda fixa no Brasil e em outros países. Atualmente, fundos de investimentos permitem fazer isso a valores baixos.
O post Bolsa de valores sofre com incerteza no Brasil. Dólar deve subir apareceu primeiro em Brasil123.