Detran está com 18,7 mil vagas para a CNH Social; confira
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) está convocando 187 mil candidatos que conseguiram uma vaga no programa CNH Social. Por meio do projeto, o cidadão consegue adquirir a sua Carteira de Habilitação Nacional (CNH) 100% gratuita.
Desse modo, cerca de dez mil pessoas podem ser contempladas com a CNH gratuita. No entanto, do total mencionado, 8,7 mil consiste em cidadãos inscritos em chamadas anteriores do programa, que agora estão sendo reconvocadas. No Amazonas, a iniciativa foi lançada em dezembro de 2021.
Até o momento, o projeto já alcançou 35 mil cidadãos residentes no estado. Dos 8,7 mil futuros motoristas que estão sendo chamados novamente pelo não comparecimento na etapa anterior, 7,1 mil moram na capital e 1,6 mil, do interior.
“O nosso objetivo é dar oportunidade àquelas pessoas de baixa renda, aquelas pessoas em condição de vulnerabilidade social, que de outra forma não teriam possibilidade de tirar carteira de habilitação, tudo isso faz com que essas pessoas tenham mais oportunidade de ser inseridas no mercado de trabalho”, afirmou o governador do Amazonas, Wilson Lima.
Programa CNH Social
O programa CNH Social foi implementado em 2011, com foco na população de baixa renda brasileira. Por meio da iniciativa, o cidadão pode ter acesso a carteira de motorista nas categorias A (moto) e B (carro) de forma 100% gratuita.
Todavia, como mencionado, fica a critério de cada estado definir o cronograma para inscrição e demais etapas do programa. Neste sentido, é importante ter atenção aos prazos para aproveitar a oportunidade, aliás, quem busca ter a CNH já tem ideia do quanto o processo pode sair caro.
Obter a CNH pode ajudar o cidadão em vários setores, como conseguir um emprego. Algumas empresas exigem que seus funcionários tenham habilitação para melhor desempenhar suas funções. Ou seja, a CNH é um documento muito importante.
Quem tem direito?
Abaixo, confira os critérios principais para participar da CNH Social:
Ter mais de 18 anos;
Comprovar renda de até 2 salários mínimos;
Estar desempregado a mais de 12 meses;
Ser aluno da rede pública e possuem rendimento exemplar;
Ser pessoa com necessidades especiais;
Ex-presidiário;
Ser agricultores;
Não possuir registro algum em sua carteira de trabalho;
Receber o Bolsa Família;
Não possuir nenhum registro de infração no trânsito;
Ser trabalhador do setor de transporte que deseja fazer alguma regularização perante a justiça.