Consignado Auxílio continua valendo!
O Consignado Auxílio foi o programa de empréstimo consignado, criado pelo Governo Federal no ano passado. Ele se utilizava das parcelas do Auxílio Brasil como garantia e fazia abatimento nas parcelas dos beneficiários. O programa passou por muitos altos e baixos, e questionamentos a respeito da eficácia do seu funcionamento.
Em dado período, chegou-se a suspendê-lo, uma vez que o Brasil se encontrava em período eleitoral e a sua concessão podia ser vista como infringimento da Lei Eleitoral. Entretanto, ele voltou a funcionar alguns dias depois, liberando o valor para aqueles que quisessem obtê-lo.
Mas o ano passou, o governo mudou e muito tem se falado a respeito do Bolsa Família. Isso porque será este o benefício que assumirá o lugar do Auxílio Brasil. Com essa mudança, poderão haver outras, inclusive no consignado. Contudo, essas mudanças ainda não aconteceram.
Por isso, o Consignado Auxílio ainda está vigente e disponível para aquelas pessoas que recebem o Auxílio Brasil/Bolsa Família. Prossiga com a leitura para saber como contratar o consignado!
Quem pode contratar o Consignado Auxílio
Todos aqueles beneficiários do Auxílio Brasil que não tenham data para findar o recebimento do benefício podem contratar o Consignado Auxílio. Entretanto, para isso, é preciso que eles tenham comparecido à convocação do Ministério da Cidadania, caso tenha havido alguma. Sem o comparecimento e sem a atualização dos dados, não se preenche os requisitos para a solicitação do empréstimo.
Como solicitar o empréstimo
A solicitação do valor do empréstimo pode se dar de várias formas: através de correspondente CAIXA Aqui, de Unidades Lotéricas, ou de Agências CAIXA. Além disso, é possível contratar o consignado mediante o aplicativo Caixa Tem. Talvez essa seja a forma mais simples de solicitar o valor.
Além disso, pelo aplicativo também é possível encontrar informações como as taxas de juros do empréstimo, qual será o prazo para o pagamento, bem como o valor da parcela. É importante se atentar a esses dados, porque eles mostrarão qual será o valor total do empréstimo, somado aos juros. E ali também constará qual será a parcela do auxílio que ficará disponível, após a contratação.
Como funciona o empréstimo
Após a contratação do Consignado Auxílio, o valor é depositado na mesma conta na qual o pagamento do benefício é feito. Portanto, pode-se movimentar o valor por lá. Depois que se contrata o consignado, há o abatimento automático no valor das parcelas do Auxílio Brasil. Assim, o valor recebido do auxílio se torna, naturalmente, menor. Caso o beneficiário desista do empréstimo, é possível fazer a devolução do valor e cancelá-lo. Mas, para isso, há o prazo de 7 dias úteis. Ao passar desse prazo, não se pode mais desistir e o pagamento começa a ser feito.
Saiba como movimentar o dinheiro
O valor do empréstimo, assim como o valor do auxílio, fica disponível na conta do beneficiário. Ele também poderá optar por movimentar o dinheiro diretamente do aplicativo CAIXA Tem. Por lá, é possível pagar boletos e contas e também fazer o PIX. Além disso, o aplicativo também permite o saque de valores sem cartão físico.
O post Consignado Auxílio continua valendo! apareceu primeiro em Brasil123.