BPC: Veja como solicitar bloqueio para EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Vamos falar de consignado e Benefício de Prestação Continuada (BPC)!

O beneficiário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem a possibilidade de contratar um empréstimo consignado com o desconto sendo realizado diretamente em seu pagamento.

Assim, por conta da garantia de recebimento do valor, as taxas de juros são mais baixas do que aquelas normalmente praticadas pelo mercado.

No entanto, é importante dizer que o empréstimo consignado obedece determinadas regras, como a existência de uma margem consignada, isto é, o limite de valor disponível para o desconto no benefício.

Bloqueio para beneficiários do BPC

A saber, uma regra que visa proteger os segurados é o bloqueio automático para empréstimos em novos benefícios.

Em resumo, todo benefício concedido fica bloqueado para empréstimos pelo prazo de 90 dias a partir da data de sua concessão.

Então, somente após esse prazo, o beneficiário pode solicitar, se for de seu interesse, o desbloqueio do benefício. Se a solicitação não for realizada, o benefício continua bloqueado para esse tipo de operação.

As regras de contratação de empréstimo consignado valem para todos os benefícios previdenciários e para o Benefício de Prestação Continuada, o BPC.

Vale lembrar que os beneficiários do BPC passaram a ter a possibilidade de contratar empréstimos consignados a partir de março de 2022.

Também é importante destacar que as instituições bancárias não podem oferecer esse tipo de empréstimo por telefone ou aplicativo de mensagens, como o WhatsApp, pelo prazo de 180 dias após a concessão do benefício.

Além disso, para proteger os beneficiários, não é permitida em nenhuma hipótese a contratação de empréstimo consignado por telefone ou aplicativos de mensagens.

Como bloquear ou desbloquear o benefício para empréstimos

O desbloqueio para solicitação de empréstimo pode ser feito pelo aplicativo ‘Meu INSS’, se o cidadão tiver selo prata ou ouro de autenticação, através do serviço “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado”.

Ainda mais, uma outra opção é através da Central 135. Contudo, nesse caso, o titular do benefício deverá agendar um atendimento presencial.

Problemas com o empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma transação comercial realizada entre o beneficiário e a instituição bancária. Por este motivo, caso o beneficiário tenha algum problema com o empréstimo ou identifique empréstimos não solicitados em seu benefício, ele deve acessar o site https://www.consumidor.gov.br/ e registrar a reclamação.

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Entenda o BPC

O BPC é o Benefício de Prestação Continuada, que garante um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuírem meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família.

Além disso, sua renda mensal familiar, por pessoa, deve ser de até um quarto do salário mínimo vigente.

Para realizar o pagamento do benefício, o INSS considera a inscrição no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Por fim, em caso de dúvidas, ligue para a Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h (os melhores horários para ligar são após às 18h e aos sábados). E para saber mais sobre o BPC/Loas, o usuário pode procurar a assistência social do seu município.

Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social

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