INSS: 13° salário será adiantado em 2023?

Os beneficiários do INSS tiveram o 13° salário adiantado neste ano e, com isso, ficaram sem receber o valor no final do ano. O mesmo aconteceu em 2021, o que também gerou insatisfação em muitas pessoas. Com isso, sempre fica o questionamento sobre a manutenção dessa política em 2023, já que essa atitude do Governo Federal tem virado rotina.

Por isso, vamos entender como funcionará o pagamento do 13° salário do INSS em 2023, além de entender como foram os pagamentos neste ano.

Os pagamentos do INSS em 2022

Neste ano, os beneficiários do INSS receberam o 13° salário na metade do ano e também ao final dele. Contudo, os diferentes pagamentos contemplaram diferentes cidadãos e, por isso, é preciso entender como funcionou, de fato, esse pagamento. Vale lembrar que esse salário extra é um direito adquirido dos brasileiros e é obrigatório o pagamento por parte do Governo Federal.

Neste ano, os beneficiários passaram a receber o 13° salário do INSS a partir do dia 25 de maio. O adiantamento serviu para estimular a economia e tentar retomar a criação de empregos no Brasil. Dados mostram que deu certo: o desemprego caiu, mesmo com o poder de compra mais baixo para os brasileiros.

No primeiro pagamento, foram contemplados os aposentados e pensionistas do INSS que tiveram o benefício aprovado até maio. Dessa forma, quem teve a aposentadoria e demais benefícios aprovados de abril em diante recebeu no final do ano. Nestes casos, o valor pago foi proporcional aos meses de benefício, descontando todos os meses com menos de 15 dias de benefício aprovado. As regras do pagamento são as mesmas que a dos trabalhadores com carteira assinada.

Com isso, muitas pessoas que receberam o 13° salário do INSS em maio ficaram insatisfeitas, dado que gostam de receber em dezembro, quando os gastos tendem a ser maiores.

Reprodução AdobeStock

Como será em 2023?

Como dissemos anteriormente, essa política de recebimento adiantado do 13° salário vem sendo recorrente. Isso porque o Governo Federal estava tentando estimular a economia, gravemente impactada pela Covid-19. Agora, com a situação normalizada, ainda é incerta a forma de pagamento desse direito aos beneficiários.

Isso porque ainda não existe calendário de pagamento do 13° salário. Além disso, o novo governo eleito não mencionou o assunto em nenhuma de suas aparições públicas. Por isso, não há nenhuma informação sobre um possível adiantamento do décimo terceiro do INSS em 2023. Especialistas acreditam que isso não acontecerá, principalmente porque a pandemia já está controlada no Brasil e o governo teve outras prioridades no orçamento, como o Bolsa Família maior e o salário mínimo com reajuste real.

Vale lembrar que em 2023, o 13° salário do INSS seguirá as mesmas regras. Além disso, quanto mais distante ficar o pagamento, maior será o valor de quem tiver benefícios aprovados neste ano. A medida é boa para quem ainda está com a aposentadoria pendente de aprovação ou para quem recém teve o direito aprovado. Por fim, quem teve a revisão da vida toda também pode ser beneficiado com o décimo terceiro postergado em 2023.

O post INSS: 13° salário será adiantado em 2023? apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.