Venda de imóveis no Brasil CRESCE 12,9% entre janeiro e setembro

As vendas de imóveis cresceram expressivamente no país em 2022. A saber, o número de imóveis novos comercializados no Brasil entre janeiro e setembro teve alta de 12,9% em relação ao mesmo período de 2021.

Em números absolutos, mais de 122 mil unidades foram vendidas no país nos três primeiros trimestres deste ano. Em resumo, esse é o maior volume de imóveis comercializados nesse período em toda a série histórica.

Os dados fazem parte de um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A propósito, a pesquisa analisou as vendas de 18 empresas associadas à Abrainc.

Em síntese, o crescimento das vendas de imóveis no país foi impulsionado, principalmente, pelos imóveis de Médio e Alto Padrão (MAP). Nos nove primeiros meses de 2022, houve a comercialização de 35,2 mil imóveis desse segmento, alta de 84,3% em relação a 2021.

Por sua vez, as vendas de imóveis do programa Casa Verde e Amarela (CVA) cresceram 19% em relação aos nove primeiros meses de 2021. Entre janeiro e setembro deste ano, 85.199 empreendimentos foram comercializados no país.

Leia também: IGP-M: inflação do aluguel sobe 0,45% em dezembro, revela FGV

Mais de 50 mil imóveis ainda não foram entregues

Embora o número de imóveis vendidos tenha disparado no país, boa parte deles ainda não foi entregue aos donos. De acordo com o levantamento, 56,7 mil unidades do CVA já estão com seus donos. Aliás, esse valor corresponde a uma alta de 20% em relação a 2021.

Já os imóveis de MPA registraram quase 6,8 mil entregas em 2022, alta de 4,4% na base anual. Em suma, o fraco crescimento acontece por vários motivos, como a compra da unidade na planta e o aumento expressivo de imóveis vendidos neste ano, que acaba reduzindo o ritmo de entrega.

“O setor imobiliário segue consistente e os números comprovam isto. Temos solidez e o nosso horizonte é o de crescimento, geração e manutenção de empregos e investimentos. No geral, os empreendedores estão otimistas com as perspectivas para 2023”, afirmou o presidente da Abrainc, Luiz França.

Veja ainda: Trabalhador brasileiro ganhou MENOS em novembro

O post Venda de imóveis no Brasil CRESCE 12,9% entre janeiro e setembro apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.