Conheça as opções de aposentadoria do INSS a partir de 40 anos
Planejar o futuro sempre está entre as preocupações da vida de qualquer trabalhador. Quando se fala em aposentadoria então já bate aquela aflição. Então, pensando em quem está chegando aos 40 e tem como meta conseguir aposentadoria do INSS para curtir a vida com tranquilidade na melhor idade, separamos algumas opções para lhe ajudar a alcançar seus objetivos.
A Reforma da Previdência trouxe novas regras de aposentadoria do INSS
A Reforma da Previdência iniciada no ano de 2019 trouxe várias novas regras para quem pretende se aposentar pelo INSS. Por isso, é importante estar atento às alterações para entender melhor as opções de quem busca aposentadoria do INSS na idade de 40, 50 ou 60 anos e assim conseguir o seu benefício.
Essas regras, que podem ser por idade ou tempo de contribuição dirão, então, quando os trabalhadores que já passam dos 40 e querem conseguir a aposentadoria do INSS vão poder desfrutar do benefício e curtir momentos com a família, viajar e aproveitar a vida.
Assim, vejamos as regras para cada faixa etária a partir dos 40 anos de idade para aposentadoria pelo INSS.
Aposentadoria do INSS com 40 anos
Para os nascidos nos anos 80, as novas regras causaram grande impacto. Pois, segundo estudos de advogados especialistas no assunto, existem poucas opções para quem está nesta faixa etária conseguir aposentadoria do INSS.
Com isso, quem chegou aos 40 precisa atender ao critério de idade mínima para se aposentar, além de precisar continuar contribuindo com o INSS. Lembrando que pelos novos critérios a idade mínima para aposentadoria é de 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres.
50 anos
Os trabalhadores que contribuem com o INSS e chegaram aos 50 anos possuem um bom tempo de contribuição para a previdência, entretanto ainda precisam ser verificadas as regras que falam a respeito do direito ao benefício.
Para faixa etária a Reforma criou artifícios chamados pedágios, incluídos nas regras de transição, o que possibilitaria a concessão da aposentadoria.
Outra regra importante a se observar são os pontos que podem ser alcançados para se conseguir o benefício, que são:
Para os homens com 35 anos de contribuição e 99 pontos em 2022, a regra permite aumento de 1 ponto ao ano até alcançar o máximo de 105 pontos;
Para as mulheres com 30 anos de contribuição e 89 pontos em 2022, a regra permite aumento de 1 ponto por ano até atingir o máximo de 100 pontos.
A Reforma da Previdência trouxe várias novas regras para quem pretende se aposentar- Reprodução AdobeStock
60 anos
Para os trabalhadores a partir dos 60 anos de idade que desejam a aposentadoria do INSS as chances para conseguir o benefício já são melhores. Conforme as novas regras, quem tem 60 anos ou mais e tenha o requisito mínimo de tempo de contribuição já pode solicitar o seu benefício.
Para este grupo as regras são as seguintes:
Homens: 35 anos de contribuição para quem tem a partir de 65 anos;
Mulheres: 30 anos de contribuição, a partir de 61 anos e 6 meses.
Entretanto, para quem está com exatos 60 anos, ainda é necessário cumprir alguns requisitos: para os homens, alcançar 100% do pedágio da regra de transição e para as mulheres a partir de 57 anos e 6 meses, alcançar 100% do pedágio da regra de transição.
O post Conheça as opções de aposentadoria do INSS a partir de 40 anos apareceu primeiro em Brasil123.