Novo pente fino Bolsa Família deve acontecer em janeiro

Com a volta do governo petista de Luiz Inácio da Silva, o Auxílio Brasil será substituído pelo Bolsa Família. Mas, o vindouro Ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias (PT) já confirmou que haverá pente fino nos atuais cadastros. Por isso que hoje, nós vamos indicar sobre o novo pente fino Bolsa Família que deve acontecer em janeiro.

A continuação da operação pente fino realizada pelo presidente Jair Bolsonaro

O pente fino foi iniciado pelo presidente Jair Bolsonaro nos anos censitários de 2021 e 2022 com a transferência dos programas do Bolsa Família e a chegada do Auxílio Brasil. Mas com mais recursos disponíveis, mais grupos familiares puderam participar do programa de transferência de renda, batendo recordes no processo.

À medida que o Bolsa Família atendeu 14 milhões de grupos familiares, o Auxílio Brasil abrangeu pelo menos 21,65 milhões de pessoas. Esta quantidade de grupos familiares deve permanecer em 2023, com probabilidade de inclusão de novos grupos caso haja recursos disponíveis.

Sem falar na eliminação daqueles que não atendem mais aos critérios, o que abrirá espaço para o ingresso daqueles que precisam desesperadamente do programa. Com o objetivo de concentrar e focalizar no bem público, todo esse trabalho precisa ser concluído o mais rápido possível durante os meses iniciais do mandato de Lula.

Como irá funcionar o novo pente fino do Bolsa Família a contar de 2023?

Segundo Wellington Dias, novo ministro do Desenvolvimento Social, as informações do Censo Brasileiro do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) serão usadas ​​para avaliar os atuais candidatos ao benefício.

O próximo ministro assegurou que houve várias reclamações sobre o uso do Auxílio Brasil para fins eleitorais, mas evitou mencionar o atual governo. Por isso, ele assumiu a obrigação de realizar a filtragem com responsabilidade. Mais do que isso, destaca-se que o número de grupos familiares monoparentais tem aumentado significativamente.

Segundo os dados, o pente fino do Bolsa Família já tem o devido foco para fazer a filtragem. Assim, o plano é para aqueles que se enquadram nos seguintes critérios para serem incluídos na atualização do banco de dados e no processo de convocação:

Participar de grupos familiares monogâmicas (aquelas constituídas por um único indivíduo);
Os dados do CadÚnico estão desatualizados há mais de 2 anos;
Não estão mais atendendo aos requisitos de renda.

Os grupos familiares unipessoais são o alvo principal porque há indícios do TCU (Tribunal de Contas da União) que sugerem que os grupos familiares estão se desfazendo para que mais de uma pessoa possa receber ajuda financeira.

O pente fino do Bolsa Família já tem o devido foco para fazer a filtragem – Reprodução AdobeStock

Como evitar cair no pente fino do Bolsa Família 2023?

Aqueles que tiverem de prestar contas ao Bolsa Família a partir de janeiro de 2023, precisarão tomar algumas medidas para garantir que sua ajuda financeira não atrase ou bloqueie. Dessa forma funciona:

Visite o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo;
Traga os comprovantes de rendimento e endereço de todos os moradores da casa;
Responda às perguntas feitas na entrevista pessoal.

Recomenda-se, portanto, que as informações individuais do representante da família e de todos estejam sempre atualizadas para evitar problemas maiores. Além de retificar a caderneta de vacinação e acompanhar a frequência escolar de crianças e adolescentes.

O post Novo pente fino Bolsa Família deve acontecer em janeiro apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.