Consignado Auxílio Brasil continuará em 2023?

O consignado Auxílio Brasil foi liberado pelo atual governo em outubro e passou por alguns maus bocados. Como sua liberação aconteceu perto do período de eleições, ele foi suspenso, para não haver confusão a respeito de compra de votos. Além disso, muitas pessoas reclamaram de problemas com a cobrança. Mesmo assim, o empréstimo foi benefício para muitas famílias que se perguntam se o consignado Auxílio Brasil continuará em 2023. E muitas ainda desejam realizar o empréstimo, mas não sabem como e se ele funcionará no próximo ano.

Continue acompanhando este artigo para ter a resposta para essas perguntas!

Não se sabe se o Consignado Auxílio Brasil continuará em 2023

O lançamento do empréstimo consignado, com foco em famílias que recebem o Auxílio Brasil, recebeu muitas críticas. Isso porque é uma forma de pessoas com baixa renda gerarem maiores problemas financeiros para si, ao ficarem devendo o empréstimo. Até porque, se uma família se desenquadra dos requisitos para o recebimento do auxílio, de qualquer forma, ela continua com a dívida do consignado.

Dessa forma, o empréstimo, que antes sofreria abatimento com as parcelas do benefício, passa a ser cobrado da pessoa, que deverá pagar do próprio bolso. E esse é um dos motivos pelos quais se especula que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, irá encerrar o crédito.

Entretanto, ainda que o novo governo seja a favor da suspensão imediata do empréstimo, ele também deve considerar a movimentação na economia, que ele provocou. Além disso, o governo eleito também considerou a possibilidade de que o consignado Auxílio Brasil continuará em 2023, mediante a redução expressiva dos juros. Dessa forma, há que se aguardar pela manifestação oficial, para saber os rumos que o programa tomará.

Como ficará o consignado para quem já adquiriu, caso haja o cancelamento

É possível que o consignado Auxílio Brasil continuará em 2023, mas isso também pode não acontecer. Quando o contratante do empréstimo assume a dívida, ele sabe que o valor será descontado do valor do benefício, até o limite de 40%.

Isso significa que, para um auxílio de R$400,00, as parcelas podem ser descontadas em até R$160,00. Além disso, a regra é que o parcelamento se dê por, no máximo, 24 meses, a um teto de juros de 3,5%. E quem já contratou o consignado pode respirar aliviado, poque se houver o cancelamento do fornecimento do empréstimo, nada muda para essas pessoas.

O consignado também não sofrerá mudanças para aqueles que já adquiriram o empréstimo, mesmo que o nome do programa deixe de se Auxílio Brasil e volte a ser Bolsa Família.

Como ficará o consignado se o Auxílio Brasil for cancelado

Caso haja o cancelamento do Auxílio Brasil (ou do Bolsa Família) para o beneficiário, por ele não preencher mais os seus requisitos, então há mudanças para ele, que já contratou o consignado. Isso porque, com o cancelamento do benefício, o desconto não se dá mais mediante o desconto nas parcelas. Entretanto, a dívida não deixa de existir e o devedor ainda deve quitá-la. Sem o auxílio, ele deverá fazê-lo do próprio bolso.

 

O post Consignado Auxílio Brasil continuará em 2023? apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.