Dicas para organizar suas finanças em 2023
Segundo a S&P Global Financial Literacy Survey, de 2016, dois terços da população adulta brasileira é considerada analfabeta financeira, o que demonstra uma questão que pode refletir suas finanças pessoais.
Dicas para organizar suas finanças em 2023
Organizar a vida financeira pode ser o primeiro passo para alcançar seus objetivos, considerando que não é uma cultura do Brasil que as pessoas saibam lidar com o seu fluxo financeiro pessoal. Portanto, se você faz parte dessas estatísticas é importante que confira algumas dicas para modificar essa realidade e criar novos caminhos para seus objetivos.
Faça um balanço de ano
O cenário econômico instável reflete no emprego e renda de vários setores, embora o ano de 2022, para o Brasil, tenha sido economicamente um ano favorável, considerando a retomada pós pandemia, ainda que tenha sido um ano de muita inflação e volatilidade.
O impacto da inflação na rotina do consumidor em 2022
De acordo com informações do Banco Central do Brasil (BCB) a meta do Conselho Monetário Nacional (CMN) era de um crescimento de 3,5% para a inflação durante o ano de 2022, contudo, dados oficiais destacam que esse crescimento foi de 5,22%.
Assim sendo, esse crescimento inflacionário impactou a população em diversas vertentes. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 20% da população contraiu alguma dívida ou realizou algum empréstimo durante o ano de 2022.
Questione pontos importantes
Por isso, é importante que faça um balanço pessoal de 2022, considerando suas metas para este ano. Quais foram os objetivos alcançados? Analisando as suas finanças, foram controladas? Você adquiriu dívidas?
Faça um planejamento financeiro com suas metas para 2023
A partir desse mapeamento, poderá realizar um planejamento para 2023, por isso, é muito importante que considere todos os seus gastos. Por conseguinte, para realizar um planejamento financeiro para 2023, defina suas metas em curto, médio e longo prazo.
Dicas adaptáveis
Considere a poupança na sua rotina de forma habitual;
Estude outras opções disponíveis pelo mercado de investimentos;
Questione seus impulsos de compra;
Faça trocas econômicas;
Poupe sempre que for possível.
A poupança pode ser um hábito no seu planejamento financeiro, já que é possível viabilizá-la através de mudanças comportamentais na sua rotina.
Não deixe de controlar suas finanças
É muito importante que não abdique de controlar suas finanças, já que ao deixar de realizar esse controle, estará deixando de controlar algo que já está ocorrendo na sua rotina. Portanto, organize suas metas e realize mudanças positivas de maneira gradual para que 2023 seja um ano significativo para suas metas e objetivos.