Pix terá débito automático e transação internacional

O Banco Central anunciou que está analisando mais novidades para o Pix a partir de 2023. Com as mudanças, os usuários terão mais opções para usar a forma de pagamento, além de poderem fazer transações para fora do país. Apesar disso, ainda não existe uma data definitiva para que as novidades entrem em vigor.

Vale lembrar que, recentemente, o Banco Central anunciou mudanças nos valores do Pix, que entrarão em vigor na próxima semana. Entidades ligadas ao mercado financeiro afirmam que o Brasil é um modelo em tecnologia de transações de valores no mundo.

Novas regras do Pix entram em vigor nos próximos dias

O Banco Central decidiu por mudar algumas regras do Pix. As medidas passarão a valer a partir do dia 2 de janeiro do ano que vem. Em nota, a autarquia disse aprimorará a experiência do usuário “ao efetuar a gestão de limites por meio de aplicativos, mantendo o atual nível de segurança“. Além disso, essa é uma clara sinalização para alguns setores da economia.

Na prática, o cliente poderá transferir todo o limite do turno em apenas uma transação. Anteriormente, existiam travas para valores por transação. Agora, se o limite do Pix do cliente é de R$100 mil por turno, ele poderá fazer toda a movimentação em apenas uma transação. Para os clientes comuns, a modalidade ainda segue sem taxas.

Por outro lado, o Banco Central também passou a permitir o pagamento, via Pix, das aposentadorias e de outros benefícios do INSS. Os salários dos funcionários públicos também passarão a ser pagos nessa modalidade.

Em uma reunião feita em setembro, especialistas no Pix avaliaram que é pouco efetivo colocar a trava em uma transação, dado que basta o cliente fazer várias transferências de mesmo valor. Por isso, as mudanças do Banco Central resultam de resultados de pesquisas e análise de dados.

Reprodução AdobeStock

Débito automático e transação internacional

Além das novidades acima, o Pix passará por uma outra reformulação bastante interessante. Segundo fontes, o Banco Central estuda implementar a opção de débito automático e de transações internacionais ao Pix. Com as novidades, usuários poderiam fazer o pagamento de contas sem esforços, bastando fazer a programação do pagamento.

A novidade deve entrar em vigor já em 2023 e abranger todas as chaves cadastradas. Com o débito automático no Pix, contas regulares, como conta de luz e água, poderão ser descontadas automaticamente das contas dos usuários. Ainda não se sabe se a modalidade também estaria apta para receber outros agendamentos, como transferências entre contas de mesma titularidade ou pagamento automático de contas não essenciais.

Por outro lado, a criação de um Pix internacional também anima os usuários. Segundo o Banco Central, a transação instantânea entre pessoas e empresas de outros países deve demorar, mas o projeto já está em fase de estudo. A ideia é diminuir a burocracia para receber e enviar dinheiro de fora do país, trazendo mais conforto e diminuindo os custos aos usuários.

O post Pix terá débito automático e transação internacional apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.