Datafolha: eleitores estão mais PESSIMISTAS com a economia

Os brasileiros estão menos otimistas com o futuro da economia brasileira. Pelo menos é isso o que aponta a mais recente pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada neste sábado (24).

A saber, menos da metade dos eleitores está otimista com a futura situação econômica do país. Já em relação à própria situação pessoal, a taxa é bem maior, mas ambas estão bem menores que as registradas em outubro, na pesquisa anterior.

Veja abaixo os dados do novo levantamento:

49% dos eleitores acreditam que a situação econômica vai melhorar;
28% dos eleitores acreditam que a situação econômica vai ficar como está;
20% dos eleitores acreditam que a situação econômica vai piorar.
3% dos eleitores não souberam responder.

Ao comparar com os dados do último levantamento, os números se mostraram bem mais negativos. Em síntese, 62% dos eleitores acreditavam na melhora econômica do país no futuro em outubro, enquanto 16% acreditavam que a situação ficaria como está e 13% que a economia iria piorar.

O Datafolha também perguntou sobre as expectativas em relação à situação econômica pessoal. Nesse caso, 59% acreditam que a situação irá melhorar nos próximos meses, mas 11% acham que irá piorar. As taxas registradas em outubro foram 70% e 5%, respectivamente, indicando maior pessimismo entre os brasileiros.

Serasa Limpa Nome: Feirão acabou, mas negociação de dívidas continua

Pessimismo cresceu entre os brasileiros

Além de perguntar sobre o futuro, o Datafolha também quis saber dos eleitores sobre o passado recente. Em resumo, o Instituto perguntou aos eleitores se a situação econômica do país melhorou nos últimos meses. Veja abaixo as respostas:

38% dos eleitores disseram que a situação econômica do país piorou;
26% dos eleitores disseram que a situação econômica do país melhorou;
35% dos eleitores disseram que a situação econômica do país ficou igual.

Embora o percentual de pessimismo tenha ficado bem elevado, foi menor que o registrado em outubro (42%). A taxa de eleitores que acreditam que a economia brasileira melhorou caiu ainda mais significativamente, visto que a taxa havia ficado em 34%. Já 23% acreditavam que a situação econômica estava igual em outubro.

Leia também: Presentes de Natal estão quase 7% mais caros em 2022

O post Datafolha: eleitores estão mais PESSIMISTAS com a economia apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.