Auxílio Brasil: Maioria NÃO QUER SOLICITAR crédito consignado
O governo federal continua trabalhando para liberar o crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil. Contudo, uma pesquisa do Instituto Datafolha revelou que a maioria dos brasileiros não deverá solicitar o empréstimo.
De acordo com a pesquisa, 66% dos beneficiários do Auxílio Brasil não irão solicitar o crédito consignado. Por outro lado, 15% dos entrevistados já solicitaram o empréstimo. Outros 13% ainda não contrataram o crédito junto a algum banco, mas afirmaram que ainda poderão solicitá-lo.
A saber, o levantamento aconteceu entre os dias 19 e 20 de dezembro e o Datafolha ouviu eleitores de todo o país. A propósito, essa pesquisa foi realizada depois de a Procuradoria Geral da República (PGR) considerar o crédito inconstitucional.
Presentes de Natal estão quase 7% mais caros em 2022
Augusto Aras critica empréstimos
Segundo o procurador Augusto Aras, em ofício enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a liberação do consignado coloca em risco o preceito de dignidade humana.
“Nesse cenário de crise, os destinatários da norma estarão ainda mais vulneráveis às instituições financeiras credoras, devido ao estado de necessidade”, disse Aras.
“Podendo comprometer um percentual significativo de sua renda mensal, os tomadores de empréstimos consignados estarão no caminho do superendividamento. Tratando-se dos beneficiários dos programas de transferência de renda, esse cenário mostra-se ainda mais preocupante, pois potencialmente comprometedor da dignidade humana”, acrescenta o documento.
“A Constituição Federal determina que o Estado haja proativamente na defesa do consumidor, considerando sua situação de vulnerabilidade econômica e social”, diz.
Você também pode gostar: Serasa Limpa Nome: Feirão acabou, mas negociação de dívidas continua
Veja mais detalhes do crédito consignado
A saber, as instituições financeiras descontam o crédito diretamente da folha de pagamento ou de benefício do usuário. Isso quer dizer que os beneficiários do Auxílio Brasil que contratarem o consignado terão as parcelas descontadas todos os meses da conta em que recebem o benefício.
Também vale destacar que não há período de carência para os usuários. Em outras palavras, quem solicitar o empréstimo terá que começar a quitar a dívida um mês após a solicitação, sem carência ou atraso. E isso inevitavelmente irá acontecer porque os descontos ocorrem diretamente da fonte, ou seja, da conta do cidadão.
Leia também: IPCA-15: preços de vários itens disparam em 2022; veja os destaques
O post Auxílio Brasil: Maioria NÃO QUER SOLICITAR crédito consignado apareceu primeiro em Brasil123.