CEBOLA assume papel de ‘vilã’ da inflação em 2022

Em 2022, a cebola assumiu o papel de “vilã” da inflação no país. O preço do quilo do legume disparou 166,37% no Brasil neste ano, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15). A saber, o indicador é considerado a prévia da inflação oficial do país.

Em dezembro, o IPCA-15 subiu 0,52%, terceira alta consecutiva. Já no acumulado de 2022, o indicador teve uma alta firme de 5,90%, superando a meta da inflação para o ano, de 3,50%. Além disso, o IPCA-15 ultrapassou o limite superior definido para a inflação em 2022, de 5,00%.

Em dezembro, a cebola ficou 26,8% mais cara, na comparação com novembro. Essa foi a maior alta entre todos os mais de 300 itens pesquisados pelo IBGE no mês. Isso mostra que a disparada nos preços do item continua acontecendo no país e segue afetando as famílias brasileiras.

Preço do leite sobe mais de 25% em 2022, aponta prévia da inflação

Veja o que está fazendo o preço da cebola disparar

De acordo com especialistas, os agricultores reduziram a área plantada do legume neste ano. Em síntese, isso aconteceu porque eles ficaram sem recursos para investir no cultivo. A saber, cerca de 70% da colheita de cebola no país é feita por pequenos agricultores familiares.

Em 2021, a produção do legume aconteceu de maneira excessiva, resultando na diminuição do preço pago aos agricultores. Agora, em 2022 os prejuízos estão sendo revertidos com uma produção menor, segundo Mariana Marangon, do Centro de Estudo de Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

Além disso, houve imprevistos climáticos na Região Nordeste que ajudaram a pressionar os preços da cebola. Outro fator que contribuiu para isso foi o encarecimento de matérias-primas, como defensivos agrícolas e fertilizantes.

Por fim, a expectativa é que os preços da cebola continuem em patamar elevado por mais algum tempo. Isso acende o alerta para as variações registradas em 2023, que poderão ser ainda mais expressivas que a dos últimos meses.

Leia também: Presentes de Natal estão quase 7% mais caros em 2022

O post CEBOLA assume papel de ‘vilã’ da inflação em 2022 apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.