Quem trabalhar com carteira assinada em 2023 pode perder Bolsa Família?

O Bolsa Família é um programa social que visa a transferência de renda para famílias carentes. Além disso, associa-se ao programa Fome Zero que procura assegurar o direito humano à alimentação. Assim, por meio de uma lei 10.836 de janeiro de 2004 o programa foi oficialmente criado. Atualmente, esse benefício atende mais de 12 milhões de grupos familiares em todo o país.

A partir de janeiro de 2023 o Auxílio Brasil será substituído pelo Bolsa Família. Isto é, o seu antecessor. Tal mudança recebeu aprovação do novo governo que deseja recuperar características sociais. No entanto, essas mudanças têm despertado mudanças nos brasileiros, sobretudo nos de baixa renda.

Dessa forma, quem conta com o benefício para sobreviver questiona se poderá manter o benefício. Isto é, caso consigam emprego e tenham a carteira de trabalho registrada por seus empregadores. Para saber se você irá perder o Bolsa Família caso trabalhe com carteira assinada em 2023, confira

Critérios para o benefício

Para ter direito ao benefício, é necessário que a família tenha inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais. Ou seja, o CadÚnico. Além disso, precisará comprovar que possui uma renda mensal de no máximo 210 reais por pessoa. Porém, se na sua casa não há menores de 21 anos, mães grávidas ou amamentando, esse valor é de 105 reais.

Além disso, será uma exigência para a manutenção do auxílio à frequência escolar das crianças e adolescentes.

Portanto, caso você tenha a carteira assinada, mas mantenha-se nestes critérios, o benefício não sofre exclusão. Logo, o cidadão continuará recebendo o Bolsa Família. No entanto, caso a renda familiar, após a assinatura da carteira, seja maior que os critérios, a remuneração será excluída. Além disso, não só o benefício de quem está com a carteira assinada, mas também de outros membros que recebam o auxílio.

Estes valores estimam a pobreza extrema, por isso justificam a manutenção ou não do benefício. Portanto, é necessário que a família avalie não a assinatura na carteira, mas estes critérios

Valor do Bolsa Família

A organização do novo governo pretende manter o valor do Bolsa Família em 600 reais. Além disso, é previsto um adicional de 150 reais para as famílias que possuem crianças menores de 6 anos de idade.

Como se inscrever no Bolsa Família 2023

Caso você não receba o benefício, poderá fazê-lo através do aplicativo Auxílio Brasil. Além disso, poderá tentar ligar na Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania. Outra forma é o WhatsApp da Caixa Econômica Federal e o Site do Governo Federal.

Em janeiro de 2023 o Auxílio Brasil será substituído pelo Bolsa Família – Reprodução AdobeStock

Calendário de 2023

O novo governo já disponibilizou o calendário para o pagamento do Bolsa Família a partir de 2023. Para consultá-lo você pode utilizar a internet. Vale lembrar que a partir de janeiro de 2023 todas as pessoas que receberem o auxílio receberão uma convocação. Isto é, para a avaliação do cadastro nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de suas cidades.

Assim, as famílias poderão manter o benefício ao comprovar suas situações e cumprir com a regra. Caso contrário, poderão ter o Bolsa Família suspenso.

O post Quem trabalhar com carteira assinada em 2023 pode perder Bolsa Família? apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.