Conheça essa nova categoria da CNH
A partir do primeiro dia de junho, a nova Carteira Nacional de Habilitação está sendo emitida e diversas mudanças envolvem o documento.
Entre eles, novas cores apareceram, traduções para inglês e francês e muito mais segurança para evitar que o documento seja falsificado.
Além disso, outras novidades importantes estão relacionadas à inclusão de uma tabela com várias categorias que alteram o padrão conhecido no Brasil.
Por isso, conheça essa nova categoria que foge do padrão das cinco letras do alfabeto que marcavam a capacidade para dirigir respectivos veículos. Confira:
Veja mais sobre a nova categoria da CNH
Além do ABCDE (letras que definem as categorias da CNH atualmente), ainda existia a categoria ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores). No entanto, com a nova CNH, uma nova categoria foi criada e falaremos mais sobre ela logo abaixo.
Antes de falar sobre ela, entenda melhor como funcionam as categorias da CNH atualmente, pois isso influenciará na nova modalidade criada para o novo documento. Confira:
nova categoria da CNH – Reprodução Canva
Categoria A
A categoria A autoriza a condução de veículos de duas ou três rodas que tenham (ou não) carros laterais.
Categoria B
Autoriza a condução de veículos que tenham peso abaixo de 3.500 kg ou com lotação máxima de 8 lugares, desconsiderando o motorista.
Categoria C
Autoriza a condução de veículos que carregam carga que sejam mais pesados do que 3,5 tonelada.
Categoria D
Autoriza a condução de veículos que transportam passageiros cuja capacidade seja maior do que 8 passageiros, desconsiderando o condutor.
Categoria E
Permite a condução de quaisquer veículos das categorias anteriores que possuem unidade acoplada, reboque, semi reboque ou trailer com 6.000 kg, ou mais de peso bruto total com capacidade acima de 8 passageiros.
Categoria ACC
A categoria ACC é uma permissão para conduzir ciclomotores, ou seja, com potência abaixo de 50 cilindradas.
No entanto, a nova CNH apresenta uma tabela com nova categoria como A1, B1, C1, D1, BE e C1E, além de outras opções que, no total, contabilizam mais 14 linhas.
Apesar dessa mudança, no entanto, a única novidade é que tudo isso serve para adequar nossa CNH ao padrão internacional de categorias. Por isso, a categoria A1 é o que equivale à categoria para conduzir motocicletas em outros países.
Então, toda essa divisão das categorias visa atender os condutores em países que são signatários do Acordo de Viena, cuja finalidade é trocar ou converter o documento em outras nações.
Por exemplo, um condutor CE tem autorização para conduzir veículos que abrangem as categorias que levam essas duas letras separadamente aqui no Brasil. Por isso, essa mudança representa a equivalência em relação às categorias que existem fora do nosso país.
Desse modo, ainda teremos as mesmas categorias que conhecemos do alfabeto (A, B, C, D, E), conforme a Assessoria Especial de Comunicação do Ministério da Infraestrutura.
Além disso, os motoristas não devem se preocupar com essas mudanças e nem mesmo com formação de condutores, aumento de exigência ou qualquer curso extra, já que as letras atuais continuarão tendo validade em solo nacional.
O post Conheça essa nova categoria da CNH apareceu primeiro em Brasil123.