Esses são os novos critérios de aposentadoria em 2023

Algumas regras mais rígidas estão chegando com o ano novo para quem deseja se aposentar, afinal, os novos critérios de aposentadoria em 2023 trazem dificuldades maiores para quem deseja receber os benefícios pagos pelo INSS.

Desde 2019, em novembro daquele ano, a Reforma da Previdência aprovada durante o governo de Michel Temer foi aprovada.

Desse modo, os requisitos para aposentadoria mudam todos os anos e o segurado precisa ter um bom planejamento para solicitar o benefício na época certa.

Quem já está no mercado de trabalho formal fica enquadrado em uma das cinco regras de transição que vão desde o pedágio de 50% até a aposentadoria por idade.

Essas regras foram criadas para que os prejuízos às pessoas que já contribuíam e estavam inseridas na lei anterior não tivesse prejuízo com as mudanças que surgiram. Veja mais a seguir:

Novos critérios de aposentadoria em 2023

Com os critérios de aposentadoria em 2023 trazendo mais rigidez para quem deseja parar de trabalhar e viver somente do pagamento do benefício pago pelo INSS, o trabalhador teve que se planejar cada vez mais para se aposentar mais cedo.

Ou seja, o planejamento previdenciário individual é a melhor forma para entender qual a regra mais aplicável para ter direito à aposentadoria quanto antes. Afinal, os cenários futuros podem sofrer mudanças, portanto, é preciso se antecipar a isso antes que seja tarde.

Abaixo, separamos os novos critérios de aposentadoria em 2023 para que as pessoas que já se encontram aptas a parar de trabalhar consigam acessar os seus direitos. Confira:

novos critérios de aposentadoria em 2023 – Reprodução Canva

Pontuação mínima

A pontuação mínima é um dos três critérios de aposentadoria mudam todos os anos. Por meio dela, o segurado precisa atingir um número de pontos, resultado da soma da idade com o tempo de contribuição para a previdência social.

Em 2023, os homens precisam ter, no mínimo, 100 pontos e as mulheres precisam de, no mínimo, 90 pontos para atingir o benefício. Ou seja, em uma condição normal de trabalho, um homem teria que trabalhar até os 65 anos e ter 35 anos de contribuição mensal para a Previdência.

Enquanto isso, as mulheres precisam ter 60 anos e 30 anos de contribuição para se aposentar pela regra atual, em 2023.

Idade mínima progressiva

A regra de idade mínima progressiva permite que o trabalhador tenha sua aposentadoria antes de completar a idade exigida pela Reforma da Previdência. Nesse caso, os critérios de aposentadoria também mudam todos os anos. Já que são acrescentados seis meses para que as pessoas tenham direito a benefício.

Para solicitar a aposentadoria em 2023, portanto, a mulher precisa ter 30 anos de contribuição e 58 anos e o homem precisa de 35 anos de contribuição e 63 anos.

Sendo assim, para as mulheres, a mudança acontecerá até 2031, quando a idade chegará ao limite de 62 anos. Ademais, para os homens, a mudança acontecerá até 2027, quando chegará a 65 anos para garantir o direito por idade.

Por fim, agora que você já está por dentro das mudanças que ocorrerá no próximo ano a respeito das aposentadorias. Planeje-se, e prepare-se para não ser pego de surpresa.

O post Esses são os novos critérios de aposentadoria em 2023 apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.