Confira passo a passo para atualizar CadÚnico e não perder seus benefícios
O banco de dados unificado do Governo Federal sobre brasileiros de baixa renda e vulneráveis é chamado de Cadastro Único. Os participantes do banco de dados podem participar de iniciativas sociais como Auxílio Brasil e Vale Gás. Portanto, para garantir que você não perca nenhuma vantagem, vamos orientá-lo nas etapas necessárias para atualizar seu CadÚnico agora mesmo.
Por que é preciso atualizar o CadÚnico?
Para ingressar no CadÚnico, é preciso atender a uma série de critérios. O cadastramento normalmente ocorre em uma agência local do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Mas, após uma atualização do sistema federal, o site Cadastro Único e o aplicativo móvel foram lançados em um esforço para atender melhor às necessidades do público.
Qualquer cidadão que desejar permanecer no CadÚnico e garantir a continuidade dos benefícios sociais por ele adquiridos deverá manter seus dados pessoais atualizados.
Portanto, o governo federal tem como exigência, a realização da atualização cadastral em 2 anos, ou sempre que houver mudanças na estrutura familiar, como: mudança de endereço, mudança de número de telefone, mudança de renda, nascimento de um filho ou morte de um dos pais.
Quais os documentos necessários para atualizar o cadastro no CadÚnico?
Juntar a seguinte papelada representa o ponto de partida para realizar a atualização do Cadastro Único:
CPF do Representante da Família e Título Eleitoral;
Outras pessoas que compõem o grupo familiar, devem exibir no mínimo um destes documentos: CPF, Carteira de Eleitor, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Carteira de Identidade (RG) e Carteira de Trabalho.
Então, com a papelada em mãos, é possível fazer a pré-atualização de maneira online, em caso de não haver nenhuma mudança nos dados informados, seguindo siga o passo a passo indicado:
acesse o site ou aplicativo do CadÚnico;
selecione “Atualização cadastral por confirmação”;
siga os passos indicados.
Após esse passo, é preciso comparecer ao CRAS da cidade para apresentar a documentação necessária.
Quem pode fazer o cadastro no CadÚnico?
Se sua família quiser ingressar no CadÚnico, você precisará, portanto, comprovar que ganha no máximo R$3.636,00 por mês (equivalente a três salários mínimos) por pessoa. Encontrar o CRAS mais próximo, que normalmente fica no município de residência, e levar os documentos necessários.
Mas vale a pena notar que não é incomum que as cidades tenham vários locais para oferecer um melhor serviço a todos os bairros da cidade.
É preciso comparecer ao CRAS da cidade para apresentar a documentação necessária – Reprodução AdobeStock
Saiba como se inscrever ou atualizar os dados no Cadastro Único
Para realizar o cadastro no CadÚnico, você deve:
Ter um membro da família que possa se responsabilizar pelo fornecimento de informações do registrador em nome da família. Este indivíduo deve ter no mínimo 16 anos de idade e ser membro da família imediata, bem como residente na mesma residência;
Um CPF ou título de eleitor é necessário para o representante da família, que deve ser idealmente uma mulher;
Exceto quando indicado abaixo, qualquer um dos documentos a seguir poderá ser apresentado no caso de responsável por famílias indígenas e/ou quilombolas;
Além disso, todas as pessoas que fazem parte do grupo familiar devem apresentar pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou Casamento; CPF; RG, Certidão de Registro de Nascimento de Povos Indígenas; Carteira de Trabalho; Título Eleitoral.
O post Confira passo a passo para atualizar CadÚnico e não perder seus benefícios apareceu primeiro em Brasil123.