Veja quando sai o saque PIS/PASEP e quando o banco irá aprovar
A programação de pagamento do PIS/PASEP 2022 está encerrada. Os depósitos referentes aos períodos trabalhados em 2020 ocorreram entre fevereiro e março deste ano. Por isso que hoje, nós vamos indicar quando sai o saque PIS/PASEP e quando o banco irá aprovar.
Qual é a base legal para o saque PIS/PASEP?
Antes de mais nada, é fundamental entender que o PIS/PASEP 2022 serve como uma espécie de abono salarial, possuindo pagamento 1 vez ao ano, aos empregados que possuem vínculo empregatício. Conta-se o auxílio a partir do 30º dia após a assinatura do contrato formal.
O benefício do PIS/PASEP 2022 foi originalmente calculado com base no número de meses de serviço prestado no ano-base anterior ao calendário oficial de pagamento.
Por isso, faz sentido que o PIS/ PASEP 2022 seja pago em 2023. No entanto, um atraso nos pagamentos deve ser levado em consideração. Mas com o início da pandemia, os descontos salariais foram suspensos e o orçamento do programa foi realocado para custear o BEM (Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda).
Isso significa, portanto, que o benefício por trabalho realizado em 2020 foi pago apenas neste ano, segundo um calendário PIS/PASEP 2022. Em 2020, você poderá sacar sobre o tempo trabalhado do ano de 2021.
Os trabalhadores estão de olho em um pagamento fixo em 2023, mas o governo federal já disse que não tem dinheiro para cobrir os salários dos dois anos de uma só vez. Assim, entende-se que o benefício deverá entrar em operação apenas em 2024.
A quem pode se estender os benefícios do PIS/PASEP?
Os trabalhadores elegíveis ao benefício deverão comprovar o direito ao complemento salarial no ano base, no caso 2022, para receber o benefício. Nenhuma das regras para se eleger ao benefício mudou nos últimos tempos. Sendo assim, para fazer o saque PIS/PASEP é essencial compartilhar as seguintes exigências:
Participar do programa PIS/PASEP há no mínimo cinco anos;
Possuir carteira assinada por pelo menos 30 dias sejam eles seguidos, ou não;
Possuir média salarial de no mínimo dois salários;
Inclusão de informações trabalhistas precisas e atualizadas na RAIS (Relatório Anual de Informações Sociais).
O PIS/PASEP 2022 serve como uma espécie de abono salarial – Reprodução AdobeStock
Como realizar a consulta ao PIS e ao PASEP?
A Caixa Econômica disponibiliza aos trabalhadores da iniciativa privada o PIS (Programa de Integração Social). O aplicativo Caixa Trabalhador está disponível para sua comodidade. O procedimento é bastante simples e requer apenas os seguintes passos:
Antes de tudo, é preciso baixar o aplicativo Caixa Trabalhador para seu dispositivo móvel;
Inicie o aplicativo e aperte “Acessar”, depois digite o número do seu CPF e aperte “Avançar”;
Se você ainda não o fez, conclua as etapas do processo de registro do usuário fornecendo as informações necessárias e configurando uma senha;
Você receberá um e-mail de verificação com instruções sobre como ativar sua conta. Para isso, verifique sua caixa de entrada;
Depois de confirmar seu endereço de e-mail, feche o aplicativo e reabra-o usando sua nova senha.
Para visualizar o seu número NIS, acesse o menu e clique na opção “Meu NIS” (seu número do PIS será igual ao seu NIS).
Por fim, caso o participante possua conta PASEP, poderá consultar seu saldo selecionando a opção “Consulte seu PASEP” ou ligando para a Central de Atendimento do Banco do Brasil pelo telefone 4004-0001
O post Veja quando sai o saque PIS/PASEP e quando o banco irá aprovar apareceu primeiro em Brasil123.