Golpe no consórcio: como identificar e não cair?
O consórcio é uma das modalidades mais populares para quem quer realizar diversos sonhos. Por meio dele é possível conseguir a casa própria, o carro dos sonhos e até fazer procedimentos estéticos com parcelas que cabem no bolso. Contudo, os golpistas se atentaram a isso e passaram a aplicar fraudes nesses produtos.
Por isso, hoje vamos falar sobre o golpe no consórcio e como evitar cair nele. Vale lembrar que o recomendado é sempre procurar os serviços mais renomados do mercado para ter mais segurança na hora de fazer a sua contratação.
Como evitar golpe no consórcio?
O consórcio é uma das formas mais populares de conseguir comprar os bens que mais deseja. Com a poupança coletiva que o programa proporciona, os clientes podem ser contemplados ainda no início do programa, o que aumenta as chances de adquirir o bem à vista e com desconto. A modalidade é uma excelente escolha para quem não tem pressa para realizar os sonhos.
Apesar disso, muitos golpes são vistos nesse mercado também. Isso porque a popularidade do consórcio atrai pessoas de má índole, que usam o serviço para roubar dinheiro das pessoas. Uma das formas mais comuns de fazer isso é solicitar o pagamento de valores adiantados através do Pix ou por boletos fraudulentos. Normalmente, as contas possuem nomes estranhos e os boletos também. Depois de feito o pagamento, o vendedor some e o cliente perde o dinheiro.
Para evitar isso, é recomendado sempre entrar em contato com as financeiras e bancos através de canais oficiais de atendimento, como aplicativo, telefone e agências. Além disso, é importante pesquisar bem antes de fazer qualquer consórcio, buscando sempre fechar contrato com empresas idôneas do mercado.
Foto: Shutterstock
Ainda vale a pena ter um?
Os consórcios vem ganhando ainda mais popularidade nos últimos meses. Isso porque as taxas do financiamento estão cada vez mais altas, ao passo que o consórcio permite o pagamento de juros menores. Contudo, é preciso entender os prós e os contras da modalidade de crédito antes de fechar qualquer negócio.
Isso porque o consórcio é uma linha de autofinanciamento que exige paciência, já que você precisa pagar algumas parcelas antes de ser contemplado. Por isso, ele serve para quem não tem pressa para realizar os sonhos e quer fazer isso da forma mais barata possível.
Antes de contratar o seu, é preciso pesquisar bem o consórcio mais barato. Atualmente, as taxas tendem a ser bem parecidas. Por isso, existem outros diferenciais na modalidade, como formas de pagamento, serviços adicionais, entre outras vantagens para os clientes.
Segundo levantamentos, atualmente a média das taxas dos consórcios estão em 14% ao ano, ao passo que o financiamento chega a 20% ao ano. Com isso, no atual cenário, é mais atrativo aderir ao consórcio e esperar o prazo de pagamento para comprar seus produtos.
O post Golpe no consórcio: como identificar e não cair? apareceu primeiro em Brasil123.