BLACK FRIDAY: pesquisa aponta que consumidores estão mais atentos às fraudes

A Black Friday é uma época do ano muito esperada por brasileiros, dado que diversas promoções para produtos e serviços são ofertadas aos consumidores. Contudo, como é uma época de alta procura, oportunistas aproveitam para aplicar golpes nos consumidores, gerando, assim, prejuízo.

E, segundo uma pesquisa feita pela Serasa, boa parte das pessoas estão com medo de cair em uma fraude durante a Black Friday. Segundo a Serasa, oito em cada dez pessoas já foram lesadas de alguma forma em outras ocasiões e 67% continuam temendo cair em ofertas falsas.

As principais fraudes neste período têm relação com produtos com falso desconto, ou seja, empresas que aumentam o valor de um produto pouco tempo antes da Black Friday e aplica um desconto, retornando o valor para o preço original. Além disso, uma outra fraude bastante comum é a do frete de produtos, empresas passam a cobrar um valor muito maior que o comum para a entrega de produtos.

Consumidores mais atentos às fraudes na Black Friday

Ainda, segundo a pesquisa do Serasa, os consumidores afirmaram estar mais atentos a possíveis fraudes que possam acontecer na Black Friday. Nesse sentido, a pesquisa apontou o que os consumidores observam em relação às ofertas para evitar cair em fraudes.

Dessa forma, 35% dos entrevistados disseram que verificam a segurança do site em que estão realizando as compras, 34% afirmaram que só compram em lojas grandes e conhecidas, 33% também afirmaram que realizam compras somente em lojas que já possuem confiança e, por fim, 30% afirmaram que desconfiam quando verificam que os preços estão “bons demais para serem verdade”.

Um outro dado interessante é que 26% dos consumidores estão buscando avaliações das lojas e marcas em redes sociais e sites especializados, como o Reclame Aqui, Consumidor.gov e Confiômetro. Sendo assim, a pesquisa conseguiu mostrar que os brasileiros estão cada vez mais atentos às fraudes que ocorrem na Black Friday.

Pesquisa também levantou a expectativa de compras

A pesquisa feita pelo Serasa apontou que quatro entre dez consumidores já sabiam qual produto comprar há pelo menos seis meses antes da Black Friday. Estes mesmos consumidores costumam comprar preços, principalmente em sites de marketplace e nas lojas físicas.

Os principais produtos que os consumidores irão buscar nesta Black Friday são os eletrodomésticos (36%), seguidos por notebooks e celulares (35%) e itens de vestuário (28%). A lista de procura segue com móveis e itens de decoração (26%), televisão (22%), itens para a casa (22%), alimentos (18%), itens de beleza e perfumaria (15%), materiais de construção (14%) e automotivos (13%).

Além disso, os consumidores pretendem, em sua maioria, pagar pelos produtos utilizando o cartão de crédito (58%), seguido pelo Pix (17%) e dinheiro (10%). A compra em cartão de crédito costuma ser mais segura, principalmente ao utilizar a função de cartão virtual temporário, disponibilizado por alguns bancos.

Em relação aos gastos, 18% dos consumidores pretendem gastar até R$500,00, 22% até R$1 mil, 30% até R$2mil, 17% até R$5 mil e 13% afirmam que não possuem limite de gastos para esta Black Friday.

O post BLACK FRIDAY: pesquisa aponta que consumidores estão mais atentos às fraudes apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.