Governo decide não antecipar calendário do Pix Caminhoneiro
O Governo Federal bateu o martelo e decidiu manter as datas regulares para a liberação de programas sociais como o Pix Caminhoneiro. Inicialmente, o Ministério do Trabalho e da Previdência cogitou a possibilidade de antecipar o calendário de pagamentos para o benefício, mas no final das contas acabou desistindo da ideia.
Com a decisão de não antecipar o calendário de pagamentos, fica definido que os repasses serão depositados oficialmente no próximo sábado (19). Nesta data, a nova parcela de R$ 1 mil será liberada não apenas para o programa Pix Caminhoneiro, mas também para o Auxílio-taxista, que atende motoristas de táxi de todo o país.
Também não há previsão de antecipação do calendário dos pagamentos do Pix Caminhoneiro e do auxílio-taxista para o próximo mês de dezembro. Assim, fica definido que os repasses para os dois programas ainda este ano devem acontecer nos dias 19 de novembro e 10 de dezembro de 2022.
A forma de pagamento permanece basicamente a mesma. Os usuários recebem o benefício através da conta poupança social digital. A movimentação pode ser feita através do sistema do aplicativo. A aplicação é gratuita e se encontra disponível para download nas principais lojas de celulares com sistema Android ou iOS.
Para saber se tem direito a qualquer um dos benefícios, o cidadão pode consultar o Portal Emprega Brasil. No site, basta clicar na opção Consulta do Benefício TAC-Taxista, ou ainda na aba Consulta do Benefício TAC-Caminhoneiro. O cidadão também poderá checar mais informações em sua conta oficial do sistema do Caixa Tem.
Antecipação do calendário
Se, por um lado, o Ministério do Trabalho e da Previdência decidiu não antecipar o calendário do Pix Caminhoneiro, por outro o Ministério da Cidadania optou por este mesmo caminho em relação ao Auxílio Brasil.
Nesse sentido, o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, chegou a dizer que anteciparia o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil e do vale-gás nacional nos meses de novembro e dezembro deste ano. Por outro lado, no entanto, o fato é que isto não aconteceu.
Dessa forma, passada as eleições presidenciais, o Ministro está evitando realizar aparições públicas e conceder entrevistas que se tornaram comuns às vésperas do pleito deste ano. Em suma, o Ministério ainda não explicou o porquê de não ter antecipado o calendário deste mês.
Anomalia nos auxílios
A decisão de antecipar ou não os calendários dos auxílios parece simples, mas na verdade pode gerar uma série de anomalias. Ao antecipar as datas de um mês e negar outras, há uma interferência no espaço de tempo sem recebimento.
Em outubro, os ministérios do governo optaram por antecipar os calendários de todos os seus programas sociais, incluindo o Auxílio Brasil, o vale-gás nacional, o Pix Caminhoneiro e o auxílio-taxista.
Para novembro, a indicação oficial é de que não haverá mais antecipações. Assim, ao invés de esperar apenas 30 dias para voltar a receber o benefício, o cidadão pode ter que esperar mais de 45 dias.
Detalhamento
Abaixo, você pode ver o calendário detalhado de todos os benefícios definidos para este mês de novembro.
Auxílio Brasil
17 de novembro: Usuários com NIS final 1
18 de novembro: Usuários com NIS final 2
21 de novembro: Usuários com NIS final 3
22 de novembro: Usuários com NIS final 4
23 de novembro: Usuários com NIS final 5
24 de novembro: Usuários com NIS final 6
25 de novembro: Usuários com NIS final 7
28 de novembro: Usuários com NIS final 8
29 de novembro: Usuários com NIS final 9
30 de novembro: Usuários com NIS final 0
Pix Caminhoneiro
5ª parcela: 19 de novembro
Auxílio-taxista
5ª parcela: 19 de novembro