Black Friday: como se proteger de golpes durante o período de descontos

A Black Friday 2022 acontece no dia 25 de novembro. É uma grande oportunidade para os brasileiros obterem descontos na compra de produtos e serviços por todo o país. No entanto, nesta época do ano, podem acontecer inúmeros golpes e fraudes relacionados a data, portanto é preciso ficar atento na hora de fazer suas compras.

Para muitas empresas, a época é uma grande oportunidade para a realização de novos negócios. As vendas aumentam, os clientes buscam pelas melhores ofertas e o comércio ganha como um todo. De fato, a Black Friday tem uma grande importância para o setor, assim como o natal e o dia das mães.

Por haver uma grande movimentação financeira, seja no comércio presencial ou no eletrônico, o empresário deve se planejar, tomar certos cuidados, para garantir a confiabilidade de suas operações e fortalecer a sua marca no mercado. É preciso proteger o empreendimento de artifícios e artimanhas de terceiros.

Por outro lado, o consumidor também deve se preocupar. Ele precisaa garantir que suas transações sejam seguras, principalmente se for comprar produtos serviços utilizando a internet. Isso se deve ao fato de que durante a Black Friday, alguns criminosos criam sites frakes, que procuram apenas obter as suas informações pessoais e as utilizar em todo o tipo de fraude.

Tipos de golpes da Black Friday

Deve-se ficar atento a golpes de todos os tipos onde os criminosos utilizam a internet a fim de capturar informações pessoais dos clientes que utilizam sites de compras sem tomar os devidos cuidados. As compras online cresceram bastante nos últimos anos, da mesma maneira, a ação de criminosos também avançou.

Desse modo, durante o período de ofertas, é importante que tanto os clientes, quanto as empresas tomem certos cuidados garantindo a proteção de informações disponibilizadas no meio virtual. Os consumidores precisam observar as promoções oferecidas que podem muitas vezes se tornar uma armadilha.

Algumas lojas virtuais costumam oferecer os descontos chamados de “tudo pelo dobro”, onde disfarçam o aumento de preços embutidos em promoções das mais variadas. É uma falsa impressão de que os produtos e serviços oferecidos estão mais baratos, quando na verdade, ocorre o contrário.

Portanto, quem busca uma proteção nessas horas deve ficar atento e pesquisar bastante antes de fazer as suas compras. Com a internet isso ficou mais fácil precisando de apenas um clique do mouse para ir a outra loja e obter informações sobre o mesmo produto ou serviço oferecido a princípio.

Transações seguras

Para que o cliente se proteja nessas horas, é indicado que ele só compre produtos oferecidos por sites com uma boa reputação. Pode-se utilizar as redes sociais da empresa para conhecê-la melhor. Deve-se procurar por dados das lojas como CNPJ e endereço e ver se ela possui canais de atendimento para seus consumidores.

Outra questão a ser considerada é a relativa a abertura de links suspeitos, seja na internet, redes sociais, em seus e-mails e celulares. As ofertas podem ser imperdíveis, com grandes descontos, mas muitas vezes são armadilhas feitas para roubar informações importantes dos usuários.

O consumidor deve ficar de olho no histórico de preços dos produtos oferecidos para ver se eles não foram alterados para parecer que são promocionais. Se o valor for aumentado para a Black Friday, o cliente pode fazer uma denúncia nos órgãos de defesa do consumidor, até mesmo pela internet.

Para fazer suas compras, o mais indicado é que se utilize uma conexão segura para a internet. Uma conexão criptografada é o ideal, para que ninguém veja em quais sites você está navegando. Tome cuidado com as conexões públicas de Wi-Fi. Outra dica é verificar o certificado de segurança do site de compras.

Conclusão

O cliente deve utilizar meios seguros de pagamento como o cartão virtual, pois diferentemente do Pix, pagamento por boletos, ou transferência bancária, é mais fácil de reaver o dinheiro em alguma situação problemática. Com os cartões de crédito é possível cancelar a compra em tempo hábil.

É a forma mais segura de pagamento. Caso haja alguma eventualidade o cliente pode ligar para a operadora. Além do mais, depois ele pode continuar a utilizar o cartão para outras compras. O consumidor também deve guardar as informações relativas à aquisição do produto ou serviço, salvando-as no computador.

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