Será que o horário de verão vai voltar? Confira!
O horário de verão foi cancelado em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro. Atualmente com a mudança de governo, a população tem dúvidas a respeito se ele vai voltar ou não, com Lula na presidência. De fato, o futuro presidente já vem comentando a respeito, sinalizando a possibilidade.
A população brasileira já havia se acostumado a adiantar o relógio uma hora durante os meses da primavera e do verão. O objetivo do programa era o de economizar energia elétrica nestes períodos. No entanto, algumas pessoas criticavam, enquanto outras, celebravam a medida.
Enquanto uma parte da população festejava a chegada do horário de verão, outra achava um sacrifício desnecessário, principalmente aquelas que precisam se levantar cedo para ir trabalhar. Além disso, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) o horário de verão não faz diferença para a economia de energia.
Entretanto, a medida poderia atenuar o consumo de energia elétrica nos horários de pico, quando há um maior gasto.Tem-se também uma ideia de que com o horário de verão, as pessoas possam aproveitar mais a luz natural no seu dia a dia, esperando um pouco mais para que a noite chegue, economizando seus gastos.
Horário de verão no Brasil
O horário de verão é pensado como uma maneira de economizar a partir do fato de que as pessoas levantam mais cedo e chegam do trabalho uma hora antes, de modo que os gastos com energia elétrica ficam menores. Ele foi instituído pela primeira vez no Brasil em 1931 e passou por algumas mudanças.
O horário de verão costuma durar cerca de 120 dias. Normalmente ele começa no terceiro domingo do mês de outubro e dura até o terceiro domingo do mês de fevereiro, quando então, os relógios são novamente atrasados uma hora. A mudança gera bastante polêmica, havendo uma divisão da população.
Em 2019 o então presidente Jair Bolsonaro, decidiu acabar com o horário de verão em nosso país. Ele revogou o decreto que instituiu a medida, alegando que a mudança prejudicava a saúde dos brasileiros. Outra observação era de que a violência aumentava pela manhã.
Atualmente, o presidente eleito Lula procura discutir a volta do horário de verão no país. Ele abriu recentemente um post em sua conta do Twitter para se discutir o fato, vendo o que a população achava do retorno da medida. Milhares de pessoas discutiram a polêmica, uns contra, outros a favor.
Discussão sobre o tema
Algumas pessoas contrárias ao horário de verão afirmaram que na Suécia, alguns pesquisadores descobriram que a medida altera os ciclos do sono. Os defensores alegam que há uma diminuição no número de acidentes automobilísticos, visto que os motoristas retornam para casa ainda com a luz do dia.
Algumas alegações relacionam o horário de verão à diminuição dos crimes nas grandes cidades. A indústria do esporte também é favorável ao retorno da medida. Cerca de 66,2% das pessoas na rede social apoiaram a decisão. 33,8% foram contra. O governo espera por sugestões e por opiniões da sociedade.
O horário de verão possibilita um melhor aproveitamento da luz natural durante o dia. Muitas pessoas gostam de retornar para casa depois do trabalho com o céu ainda claro. Dessa maneira, adia-se o acionamento de lâmpadas e de eletrodomésticos residenciais. Dizia-se que a economia gerada era de 4% a 5%.
Uma das alegações do governo Bolsonaro para que fosse decretado o fim do horário de verão era a de que o pico da demanda havia mudado para o meio da tarde, por conta da utilização de aparelhos de ar condicionados nas empresas. Falava-se então, que a medida não economizava realmente a energia elétrica.
Conclusão
Entre as vantagens do horário de verão, podemos destacar a economia de energia, mesmo que pequena, um aumento das vendas no comércio e em bares e restaurantes, uma maior segurança nas ruas das grandes cidades, melhor aproveitamento dos espaços públicos para a realização de exercícios físicos,etc.
A medida traz algumas desvantagens para a população. Podemos considerar a dificuldade de adaptação para o novo horário, mudança do ciclo agropecuário, horários diferenciados por todo o país, entre outros. deve-se ainda te rumadiscussão sobre o horário de verão, para se saber se irá retornar realmente para todos os brasileiros.