Nubank é acusado de propaganda enganosa com seu cartão Ultravioleta
O Nubank é uma das instituições financeiras mais populares no Brasil. O banco conquistou milhões de clientes nos últimos anos principalmente por conta de sua praticidade. A startup é pioneira atuando como operadora de cartões de crédito e fintech, utilizando tecnologia e inovação em seus produtos e serviços.
Apesar de estar em franca ascensão, conquistando clientes e consumidores por todo país, o Nubank passa por uma provação frente aos usuários de seus produtos financeiros. Ele está sendo acusado de propaganda enganosa, relativa a seu cartão Ultravioleta. São inúmeras reclamações em sites de denúncias na internet.
No fórum NuCommunity, portal da internet onde é possível aos usuários trocar experiências, tirar dúvidas e conhecer as novidades do Nubank, alguns clientes estão reclamando sobre o cartão Ultravioleta. a princípio, eles acusam a empresa brasileira de falta de transparência, deturpação de regras e de enganação.
Um dos usuários dos serviços da Nubank comentou sua situação junto ao banco: “Sou cliente desde o início do banco, pago as faturas em dia, possuo ambos os critérios anunciados atingidos, e mesmo assim fico sujeito à eterna análise que os atendentes não têm acesso. Não adianta toda essa conversa de modernidade, banco ‘amiguinho’, ‘roxinho’, se vocês não entregam o que vendem”.
Reclamações dos usuários
A postagem relativa à reclamação do usuário teve 68 curtidas e 16 respostas até o momento. O cliente insatisfeito ainda complementou sua postagem escrevendo que o Nubank está fazendo anúncios onde informa a facilidade dos critérios necessários para a obtenção da isenção da mensalidade do Ultravioleta, mas que na verdade não entrega o cartão aos seus consumidores.
O usuário afirma que em nenhuma parte das propagandas do banco há a menção “sujeito à análise” e que na verdade os critérios não são transparentes. Para ele, o Nubank incentiva seus usuários a levarem seus investimentos, a concentrar seus gastos utilizando seu cartão e recebimentos, mas que na verdade, ele não disponibiliza o seu cartão.
No fórum, um outro cliente alegou que estava vivenciando um problema parecido, junto ao banco digital. Ele disse que o Nubank cancelou seu cartão para sempre, depois de ter quitado suas dívidas com a instituição financeira. Ele afirmou que não há coerência nas ações do banco junto a seus clientes.
Resposta do Nubank
A publicação original sobre o cartão Ultravioleta do Nubank foi respondida por um de seus funcionários. De acordo com ele, os critérios tratados pelo usuário que reclamou dos serviços estão relacionados com a isenção da mensalidade, e não tem relação com a aprovação do pedido do cartão do banco digital.
O funcionário da instituição financeira afirmou que a aprovação do cartão é feita através de uma análise automática do banco, que não é uma enganação. De acordo com ele, não há uma regra de renda mínima, mas sim uma análise de crédito feita pelo banco para que o cartão seja disponibilizado.
Ele ainda disse que “essa análise é feita de maneira automática no momento do cadastro de novos clientes no Nubank, e também mensalmente para quem já possui nosso cartão roxinho. Assim que o cartão Ultravioleta é liberado, o aviso é feito por uma mensagem dentro do aplicativo e também por email. Daí a confirmação é super simples: tudo direto pelo app, rápido e sem burocracia”.
Transparência do banco digital
A alegação do cliente no fórum está relacionada à falta de transparência da instituição financeira, principalmente a relacionada a sua publicidade. Os próprios servidores concordaram com o fato. Porém, a cláusula relacionada a análise de crédito aparece na hora da solicitação do cartão Premium Ultravioleta.
Alguns clientes do banco digital também fizeram uma reclamação junto ao portal Reclame Aqui. Nele um cliente afirmou que o banco ofereceu seu cartão Ultravioleta. Foi informado que a mensalidade seria gratuita para quem consumisse mais de R$5 mil por mês. De acordo com ele, a maioria de suas compras são pagas em parcelas.
O consumidor alegou que o banco o informou que não poderia considerar suas compras antigas para a gratuidade do cartão. O Nubank iria considerar apenas as aquisições atuais. Ele afirmou se sentir lesado, “caindo no conto do vigário”. De acordo com o cliente, ao terminar de resolver suas pendências, deverá trocar de banco.