Real Digital: Conheça as principais vantagens da moeda virtual
O Real Digital é uma espécie de dinheiro que só existe de forma virtual e em breve deve chegar ao Brasil. Em suma, ele será uma Central Bank Digital Currency (CBDC), o mesmo que “moeda digital do Banco Central”.
Segundo as informações, o objetivo com o Real Digital é facilitar o cotidiano dos brasileiros, diminuindo custos com operações monetárias. Além disso, não será necessário que os valores fiquem em uma conta bancária.
Não será preciso que o dono do Real Digital tenha uma conta no banco. Isso irá facilitar a circulação dos valores entre as carteiras digitais, com possibilidade de ser usado em transações internacionais, como em viagens, por exemplo.
Confira as vantagens do Real Digital
Redução no custo de impressão de cédulas e moedas
Além das vantagens para os usuários, o Real Digital beneficiará o Sistema Financeiro Nacional, através da redução de impressões do dinheiro em cédula ou moeda. Assim, os custos para a emissão dos valores físicos serão reduzidos nos cofres públicos, trazendo mais economia.
Inclusão financeira
Através da moeda digital será possível proporcionar a inclusão financeira da população brasileira mais vulnerável, que talvez não tenha acesso a bancos.
Facilidade e praticidade
Assim como o Pix, as transações com o Real Digital ocorrerão de forma imediata, sem necessidade de uma operação intermediária.
Transações internacionais
Por meio do Real Digital também haverá facilidades nas transações internacionais, uma vez que a moeda circula de forma digital e rapidamente pelas redes sem necessidade de intermediadores.
Liberdade
Contudo, considerando que o Real Digital é vinculado ao Banco Central, a moeda terá uma grande abrangência e segurança, além proporcionar maior liberdade para o brasileiro, que poderá escolher como pagar suas contas de forma mais independente.
Nubank anuncia a criação da Nucoin
Em 2023, a fintech estuda lançar o token Nucoin. Para quem não sabe, em junho deste ano, a empresa liberou a oferta de compra e venda e armazenamento de bitcoin, USDP e ethereum, em um projeto com a Paxos.
Segundo o banco digital, a instituição conseguiu atingir 1,8 milhão de clientes brasileiros neste segmento. Vale ressaltar que a novidade é similar à do Banco Original, que lançou um utility token. Até então, o produto do Original permite o seu uso em sua plataforma de benefícios.
Neste sentido, o Nubank informou que irá convidar os clientes para fazer parte das discussões do projeto do Nucoin e de demais temas ligados a Web. De acordo com a fintech, o token terá lançamento na Ethereum juntamente com a Polygon.
Vale ressaltar que a blockchain começou a ser usada por diversos projetos de criptomoedas por ser mais rápida e mais econômica.
O que são as criptomoedas?
A criptomoeda, para quem não sabe, é um tipo de dinheiro totalmente digital. Diferentes das moedas tradicionais, como o real ou dólar, essas não são emitidas por governos ou instituições conveniadas.
Dessa forma, a “Criptomoeda” é um termo dado a moedas digitais descentralizadas, criadas em uma rede de blockchain através de sistemas avançados de criptografia. Em razão disso, são mais seguras.
Por suas características, essas moedas só existem na internet, por meio da “rede blockchain”, que é um sistema que permite o envio e recebimento de informações pela internet.