CTPS Digital: a centralização de dados do trabalhador

A Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS) é um dos documentos mais importantes para os trabalhadores, já que, é através desse documento que toda a sua história profissional é contada.

CTPS Digital: a centralização de dados do trabalhador

Com os avanços tecnológicos das últimas décadas, a tendência de uso de documentos digitais aumentou e chegou na área trabalhista. Atualmente, a CTPS física é substituída pela CTPS Digital.

Quando foi criada a CTPS Digital?

Segundo o portal Gov.br a criação da CTPS digital ocorreu em 2017, porém sem substituir o documento físico. A inevitável substituição ocorreu efetivamente em 2019.

Como as informações são repassadas aos órgãos competentes?

Em 2014 houve a criação do eSocial – Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. O eSocial é uma sistema do Governo para unificar o repasse das informações relativas aos trabalhadores, o que antes era feito por meio de vários documentos e declarações.

A CTPS antiga continua valendo?

A CTPS física continua valendo para comprovar o histórico profissional,  mas não é mais necessária para novas contratações. É importante ressaltar que a CTPS física não deve ser descartada.

Como faço para acessar a minha CTPS Digital?

O acesso à CTPS Digital é feito através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Pode ser baixado diretamente no smartphone através das lojas de aplicativos ou na web por meio do Portal Gov.br o documento é emitido com todas as informações do trabalhador. Caso o trabalhador não possua cadastro no Portal Gov.br o próprio aplicativo direcionará para a devida realização cadastral.

Existem erros nos contratos antigos

É importante ressaltar que alguns vínculos anteriores ao ano de 2019 podem conter erros, por isso é importante que a CTPS física seja mantida, possibilitando as devidas confirmações. Caso sejam conservados erros nos contratos posteriores ao ano de 2019, as correções devem ser solicitadas junto ao departamento responsável do empregador.

Portal Gov.br

O Portal Gov.br foi criado para unificar o acesso aos principais serviços do Governo e a Conta Gov.br é a forma de autenticação para tais acessos. A Conta Gov.br possui três selos de autenticação, os níveis bronze, prata e ouro, dessa forma o acesso aos serviços é disponibilizado conforme o respectivo selo do cidadão. 

As formas de obtenção dos selos variam de acordo com as informações confirmadas pelo próprio, podendo ser realizada através das informações básicas do cidadão, validação através dos aplicativos bancários, reconhecimento facial, certificado digital, entre outras opções disponíveis, de acordo com informações oficiais.

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