AgroNordeste: Mapa destaca resultados do programa voltado para pequenos e médios produtores

Nesta quarta-feira (19), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, participou de eventos para a apresentação de resultados no âmbito do Plano Agronordeste, em Montes Claros (MG) e Petrolina (PE). 

AgroNordeste: Mapa destaca resultados do programa voltado para pequenos e médios produtores

De acordo com as informações oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o ministro destacou que o Agronordeste trouxe dignidade para produtores rurais das regiões abrangidas pelo Plano com assistência técnica, crédito fundiário e titulação.

Incentivo e inovação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) destaca que, em três anos, o Agronordeste promoveu ações de assistência técnica, capacitação, apoio à inovação e ao empreendedorismo, crédito, organização e formalização da produção, impactando a atividade de cerca de 30 mil pequenos e médios agricultores. 

Incra

Durante os eventos, o Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) entregou títulos de domínio para famílias do assentamento Posto Agropecuário, localizado no município de São João da Lagoa (MG), para famílias do assentamento Edimilson de Araújo, situado em Lagoa Grande (PE), e para beneficiários do projeto Maravilha, localizado em Dormentes (PE). 

Segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), desde 2019, foram emitidos 8.287 documentos de titulação em Minas Gerais e 17.424 documentos em Pernambuco. 

Programa Agroresidência

Também foram realizadas assinaturas de contratos de crédito fundiário e entregas de certificados a alunos do Programa Agroresidência. O Banco do Nordeste (BNB) assinou contratos de financiamento rural nas categorias Agroamigo e Agronegócios, informa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Em Montes Claros, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) entregou uma premiação para produtores das cadeias de apicultura, avicultura, bovinocultura, cafeicultura, fruticultura, olericultura e piscicultura. 

INPI

Outro resultado do AgroNordeste destacado foi a obtenção do reconhecimento pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) das Indicações Geográficas do “Mel de Aroeira do Norte de Minas” e “Região do Jaíba”. 

Dados oficiais

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), estas conquistas beneficiam diretamente 72 municípios, 25 associações de produtores, 1,2 mil apicultores e 2 mil fruticultores no Norte de Minas, ampliando novas oportunidades de negócios e renda para as famílias destes produtores rurais. 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participa desse processo com o apoio a produtores e contratação de consultorias para elaboração dos estudos de base para a Indicação Geográfica.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a renda dos produtores que participam do AgroNordeste aumenta cerca de 16%, por meio do aumento da produtividade, destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.