Auxílio Brasil: Caixa faz pagamentos para usuários com NIS 5
A semana segue com mais uma rodada de pagamentos do programa Auxílio Brasil do Governo Federal. Segundo as informações oficiais, nesta terça-feira (18), as liberações do benefício estão sendo feitas para as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) no Cadúnico terminando em 5. O dinheiro já foi depositado na conta poupança social digital de cada um.
Os usuários que estão recebendo o saldo hoje não precisam correr para movimentar a quantia agora. Segundo as regras oficiais do programa, há um prazo de 120 dias, ou seja, quatro meses para a movimentação do saldo. Isto não significa que todos precisam gastar o dinheiro completo neste meio tempo. Basta uma simples movimentação para que o Governo entenda que o cidadão precisa da quantia.
Como movimentar?
Para movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil, o cidadão pode lançar mão do cartão do programa. Dados do Ministério da Cidadania apontam que mais de 7 milhões de dispositivos estão sendo entregues. A maioria já está nas mãos dos usuários. O cartão pode ser usado para sacar a quantia, e até mesmo para realizar algumas compras presenciais no formato de débito.
Quem não tem o cartão do Auxílio Brasil e nem o do antigo Bolsa Família, pode usar o app do Caixa Tem. Através da aplicação, é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos, e até usar o recurso de cartão online para fazer compras pela internet. Também é possível gerar um código para saque da quantia em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Note que para este mês de outubro, ainda está valendo a regra de que todos os usuários devem receber, no mínimo, R$ 600. Caso o cidadão receba menos do que este patamar, precisa procurar a outra parte em outras contas da Caixa Econômica Federal. Caso não encontre a outra parte do dinheiro, ele precisa entrar em contato com o banco para entender o que aconteceu.
Calendário
Em outubro, a ideia inicial do Governo Federal era iniciar os pagamentos do Auxílio Brasil no dia 18. Contudo, o Ministério da Cidadania decidiu antecipar os pagamentos para o dia 11. As liberações estão sendo feitas desde a última semana.
De todo modo, as demais regras de depósito seguem as mesmas. O Governo divide os pagamentos do Auxílio Brasil em 10 datas diferentes para 10 grupos com base no final dos seus Números de Identificação Social (NIS). Veja abaixo o calendário oficial atualizado deste mês de outubro:
11 de outubro: Usuários com NIS final 1
13 de outubro: Usuários com NIS final 2
14 de outubro: Usuários com NIS final 3
17 de outubro: Usuários com NIS final 4
18 de outubro: Usuários com NIS final 5
19 de outubro: Usuários com NIS final 6
20 de outubro: Usuários com NIS final 7
21 de outubro: Usuários com NIS final 8
24 de outubro: Usuários com NIS final 9
25 de outubro: Usuários com NIS final 0
Quando poderei entrar no Auxílio Brasil?
Dados do Ministério da Cidadania apontam que mais de 21 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do Auxílio Brasil neste mês de outubro. Em um intervalo de menos de um mês, a pasta conseguiu inserir mais de 450 mil famílias de uma só vez.
Novas entradas estão programadas ainda para este ano. Embora não confirme oficialmente, o Ministério vem indicando que poderá inserir mais pessoas nos meses de novembro e dezembro. A confirmação será feita no app oficial do Auxílio Brasil.
Para ter direito ao programa, o cidadão precisa ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Além disso, é necessário ter uma renda per capita de até R$ 210.