Consórcio: em quais casos vale a pena fazer?

Com os juros altos e os preços dos produtos cada vez mais caros, muitas pessoas recorrem à modalidade do consórcio para conquistar seus sonhos. Apesar disso, nem sempre vale a pena aderir a essa forma de atingir seus objetivos e, por isso, é preciso entender como funcionam os consórcios e, claro, ver quando vale a pena.

Por isso, hoje vamos falar sobre a melhor forma de entender se um consórcio vale a pena ou não. Além disso, vamos dar dicas financeiras para você não se atrapalhar na hora de contratar o seu e não ficar com problemas financeiros.

Como funciona um consórcio?

Saber como funciona um consórcio permitirá que você entenda quando que ele está valendo a pena. Isso porque, assim como no financiamento e nos empréstimos, ele também tem juros, que podem impactar bastante no final das contas. Por isso, a ideia segue sendo a mesma: buscar produtos que tenham baixos juros no mercao.

Na prática, o consórcio funciona como um clube de poupadores. Mensalmente, todos os participantes colocam um dinheiro em uma poupança geral. Além disso, todos os meses acontece um sorteio, que premiará quem receberá o valor no mês atual. Por isso, você tem a opção de pagar uma mensalidade e já ter o valor todo na sua conta. Isso é bom para quem não quer pegar empréstimos e não quer recorrer a financiamentos caros. Apesar disso, você pode ser contemplado apenas no final do seu objetivo. Com isso, você terá que pagar todo o consórcio e somente depois ter acesso ao valor. Nesse caso específico, podemos dizer que você perde dinheiro, dado que com investimentos em renda fixa, você acaba ganhando sempre.

Por isso, contratar um consórcio é contar com a sorte. Além disso, você tomará uma dívida para você. Isso porque todos os meses você é obrigado a pagar aquela mensalidade. Dessa forma, você só deve contratar parcelas que você consegue pagar.

Foto: Reprodução

Quando vale a pena fazer?

Os cenários de altos juros e baixa atividade da economia incentivam os clientes a fazer essa modalidade. Isso porque os financiamentos ficam mais caros, além dos imóveis e dos veículos ficarem em preços mais elevados também. Por isso, podemos dizer que hoje é uma boa hora para fazer o seu, mas ainda sim é preciso cuidado.

Isso porque o Brasil tem vários serviços de consórcio. Os mais populares estão nos grandes bancos, como o Itaú, Santander, Bradesco e Banco do Brasil. Contudo, existem empresas que podem cobrar menos de você, como o Mycon e o Ademicon. Por isso, a receita é a mesma para todas as questões ligadas ao dinheiro: é preciso pesquisar.

Contudo, uma pesquisa de mercado mostra que os juros do consórcio estão entre 10% e 14% ao ano, abaixo do financiamento, que custam ao cliente, em média, de 17% a 20% ao ano. Somente com esses dados, vemos que o consórcio está valendo a pena. Porém, é preciso lembrar que você só deve arcar com parcelas que caibam no seu bolso e estipulando o menor prazo possível, dentro da sua realidade financeira.

O post Consórcio: em quais casos vale a pena fazer? apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.