Consignado do Auxílio: bancos podem exigir regras próprias de seleção
Desde a última semana, está oficialmente liberado o período de solicitação do consignado do Auxílio Brasil. Conforme as informações do Ministério da Cidadania, todos os mais de 21 milhões de usuários podem solicitar o crédito se assim desejarem. Contudo, é importante saber que nem sempre o ato de solicitar o dinheiro é uma garantia de recebimento.
Segundo as informações oficiais, cada instituição financeira pode criar a sua forma de seleção. Elas podem exigir algumas análises na situação de cada cidadão. Em nota enviada para a imprensa, o banco Pan já anunciou que as pessoas que solicitam o consignado com eles, terão que passar por uma espécie de análise do perfil do usuário.
O banco não explicou quais são os critérios utilizados, mas frisou que as pessoas que passam pela negativa não precisam se preocupar. Segundo a instituição, todos são devidamente avisados da decisão. Além disso, eles informam que não há nenhum tipo de ônus para o cidadão que não foi escolhido pelo banco. Tudo segue como era antes.
“Após análise criteriosa, as solicitações pré-aprovadas de empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil seguirão no processo de formalização junto aos clientes, averbação e pagamento, iniciado em 10 de outubro”, disse o banco em nota enviada ao portal Uol. A instituição não deu mais detalhes sobre os pedidos cancelados.
É importante lembrar que este não é um ponto exclusivo do banco Pan. Outras instituições também podem apontar regras próprias. É o caso, por exemplo, da Caixa Econômica Federal. O banco informa que só aceita solicitações de pessoas que estão dentro do Auxílio Brasil há mais de 90 dias. Além disso, eles também avaliam a questão do comparecimento em momentos de solicitações do Ministério da Cidadania.
A lista
Na última semana, o Governo Federal divulgou uma lista com os nomes das 12 instituições que estão aptas a operar o consignado do Auxílio Brasil. A mais famosa delas é a Caixa Econômica Federal.
Algumas ausências são fortemente sentidas. Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander decidiram não operar a linha. Outras instituições menores estão na lista, mas boa parte delas ainda não começou a oferecer o consignado de fato. Veja a lista completa abaixo:
Caixa Econômica Federal;
Banco Agibank S/A Banco;
Crefisa S/A;
Banco Daycoval S/A;
Banco Pan S/A;
Banco Safra S/A;
Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
Facta Financeira S/A Crédito Financiamento e Investimento;
Pintos S/A Créditos;
QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.
Como funciona o consignado
O consignado do Auxílio Brasil é uma espécie de empréstimo voltado apenas para os usuários que fazem parte do programa social. A ideia é que ele pegue esta quantia e pague de volta ao banco na forma de descontos mensais nas parcelas do projeto.
Assim, ao invés de receber R$ 600 por mês, estas pessoas recebem um valor menor durante alguns meses até que consiga quitar a divida por completo. A margem consignável é de 40% por mês, e o teto da taxa de juros é de 3,5% ao mês.